Há um “défice democrático” e um “problema constitucional” no BCE, diz historiador económicopremium

António Castro Henriques, historiador económico premiado recentemente, diz em entrevista que o Banco Central Europeu foi ganhando um papel político que não está na sua fundação.

É historiador, trabalha com economistas e ganhou recentemente o prémio de melhor artigo publicado em revistas de história económica espanholas atribuído pela Associação Espanhola de História Económica.Qual o trabalho? Um artigo sobre as taxas de juro baixas de Portugal entre 1230 e 1500 graças a um acordo entre monarquia e sociedade, entre outros fatores, que contrariou o que acontecia habitualmente em economias como a portuguesa da altura em que os juros são elevados porque há muitos investimentos a fazer e poucas poupanças. Em entrevista ao ECO, António Castro Henriques, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, assinala que " ahistória económica é um laboratório sobre boas e más instituições e bons e maus resultados" e faz a ponte para o presente. Para o

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.