Mapa interativo: Veja os preços das casas na sua cidade, freguesia e até por rua

As casas ficaram 6,8% mais caras no segundo trimestre, com o metro quadrado a custar 1.268 euros. Mas há cidades onde é bastante mais caro comprar um imóvel.

As casas ficaram 6,8% mais caras no segundo trimestre, com o metro quadrado a custar 1.268 euros a nível nacional, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta quinta-feira, que referem ainda que Lisboa continua no topo das cidades mais caras para comprar casa.

Numa análise mais fina, filtrando por cidades, entre os 24 municípios com mais de 100 mil habitantes foram 17 aqueles cujo metro quadrado superou a mediana nacional. No topo está, como tem sido habitual, Lisboa, com o metro quadrado a custar 3.497 euros, quase o triplo da mediana do país. Atrás aparece Cascais (3.040 euros/m2), Oeiras (2.519 euros/m2) e Porto (2.189 euros/m2).

Já em termos de evolução dos preços, foram 12 os municípios onde os preços subiram mais do que a mediana nacional (6,8%). Na liderança está a Maia (+16,8% para 1.412 euros/m2), à frente de Matosinhos (+15,4% para 1.882 euros/m2) e Vila Franca de Xira (+14,2% para 1.497 euros/m2). Lisboa, por sua vez, viu os preços subirem apenas 1,4%, recuperando, assim, da desaceleração observada no trimestre anterior.

Estes e outros dados podem ser consultados através do mapa interativo do INE, que permite auferir tanto o valor do metro quadrado das habitações por freguesia e por quarteirão, mas apenas para as cidades com mais de 100.000 habitantes: Amadora, Braga, Coimbra, Funchal, Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia. Explore o mapa e veja quais os preços praticados na sua rua.

Se não conseguir visualizar o mapa corretamente, clique aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mapa interativo: Veja os preços das casas na sua cidade, freguesia e até por rua

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião