Morais Leitão e CMS no closing da venda da Predibisa à Savills

A Morais Leitão assessorou os sócios da Predibisa na negociação da sua venda à Savills Portugal, que está presente em Portugal desde 2018. A CMS assessorou a Savills.

A consultora imobiliária internacional Savills, que está em Portugal desde 2018, anunciou no dia 1 de junho a aquisição da Predibisa, especializada no mercado da região do Porto. Mas o valor da aquisição não foi revelado. Para assessoria deste negócio, a Predibisa escolheu a Morais Leitão.

A equipa da Morais Leitão foi liderada por Bernardo Lobo Xavier (sócio) e contou com a participação de João P. Monjardino (associado). “A estruturação do exit de dois sócios vendedores em momento anterior ao closing, o que levou à negociação e criação de mecanismos para a realização desta reorganização pré-closing” foi um dos principais desafios, segundo explicou à Advocatus Bernardo Lobo Xavier. Acrescentando que “foi realizada uma aquisição de quota própria, com posterior amortização da mesma, em relação à participação de um desses sócios. Quanto a outro dos sócios foi realizada a venda a um novo sócio, com saída da sócia vendedora, passando a consultora”.

Bernardo Lobo Xavier, sócio, João P. Monjardino, associado da Morais Leitão

O sócio da Morais Leitão garante ainda que foi também particularmente complexa “a estruturação de cálculo do preço, constituído por um preço base, 3 earn-outs indexados à faturação futura da Predibisa. Por último, foi ainda desafiante a estruturação do governance futuro da sociedade, bem como as regras de permanência e a sua interligação com o cálculo do preço”, concluiu.

Já a CMS assessorou a Savills, que está em Portugal desde 2018. Para assessorar esta operação cross border, a CMS contou com a sua equipa de Corporate M&A, liderada pelo Sócio da CMS Reino Unido, Dipesh Santilale, com o apoio do Associado Sénior, Pedro Menezes Cardoso. Da parte da CMS Portugal, a operação contou com o Sócio, Francisco Xavier de Almeida, e com a participação do Associado Sénior André Guimarães, e dos Associados Miguel Santos Ferreira e Manuel Gonçalves.

Para Francisco Xavier de Almeida, “é com muito entusiasmo que assessorámos a Savills nesta operação que vem demonstrar um, cada vez maior, compromisso para com o mercado português.”

Francisco Xavier de Almeida, sócio da CMS Rui Pena e ArnautHugo Amaral/ECO

 

A Predibisa presta aconselhamento imobiliário residencial e comercial no Norte de Portugal há mais de 30 anos, tem dois escritórios no Porto e emprega 30 pessoas. Já a Savills tem escritórios em Lisboa e na cidade Invicta, contando atualmente com uma equipa de 120 pessoas. “Com um sólido percurso em Portugal e reconhecendo a importância da Predibisa na região do Porto a Savills, através da concretização desta operação, dá mais um passo natural rumo à expansão geográfica no país. Estamos muito satisfeitos por vir a trabalhar com esta sólida equipa e alargar o leque de serviços aos nossos clientes no Porto”, disse Paulo Silva, da Savills Portugal, na altura da conclusão do negócio.

Em comunicado enviado às redações, o responsável sublinha “o Porto tem vindo a registar uma trajetória brilhante através da transformação significativa do seu tecido urbano, por isso, a Savills traça uma estratégia sólida que lhe permite fazer face à crescente procura de serviços especializados nesta zona do país”.

James Sparrow, CEO da Savills UK & EMEA, comenta: “Temos resultados excelentes em Portugal, sendo um país fundamental para alavancar nossa atividade e o nosso crescimento. O Porto é a segunda cidade do país e está a florescer, tanto numa perspetiva comercial como residencial. Esta aquisição é, portanto, um passo natural para nós e estamos muito entusiasmados com esta nova etapa.”

Em 2022, o volume de investimento imobiliário em Portugal atingiu os 3,3 mil milhões de euros, continuando o país a ser visto como um safe heaven para os investidores. O mercado assenta em “fundamentos sólidos”, atraindo um leque cada vez mais diversificado de investidores e tenants que procuram expandir a sua atividade no continente europeu, na análise da consultora.

Nos últimos anos, o mercado residencial tem sido um dos principais impulsionadores do investimento internacional no país, com os números de vendas a ultrapassarem os registados no período pré-pandemia.

“Ao nos juntarmos a um consultor imobiliário líder internacional com experiência excecional no setor residencial e comercial, seremos capazes de consolidar a nossa posição no mercado”, salienta Rui Branco, senior director da Predibisa. “A Savills dá-nos acesso a uma vasta rede internacional de clientes e colaboradores, o que abrirá um potencial de crescimento adicional e proporcionará aos nossos colaboradores excelentes oportunidades de desenvolvimento”, acrescenta João Leite Castro, que também é senior diretor da Predibisa.

A consultora internacional Savills tem um total de 700 escritórios e está presente na Europa, Ásia Pacifico, África, América e Médio Oriente. Entrou no mercado português há cinco anos através da aquisição da Aguirre Newman.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morais Leitão e CMS no closing da venda da Predibisa à Savills

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião