A importância da autoaprendizagem na era digital
Mais do que nunca, é fundamental cultivar uma mentalidade de aprendizagem constante, aproveitando a vasta quantidade de recursos que temos disponíveis atualmente.
A era digital em que vivemos veio trazer constantes transformações, com impacto no mercado de trabalho, afetando tanto as competências exigidas aos profissionais quanto o acesso a oportunidades de aprendizagem. De acordo com o estudo da ISC2 de 2024, sobre a força de trabalho em cibersegurança, atualmente, a literacia tecnológica, especialmente a cibersegurança, apresenta uma procura elevada com a necessidade urgente de 4,8 milhões de profissionais na área para enfrentar ameaças digitais, direcionando para a importância que a falta de formação tem na escassez de talento.
A crescente necessidade de literacia tecnológica, impulsionada pela transformação digital das empresas, evidencia a importância de adquirir e desenvolver competências específicas que acompanhem as respostas às exigências do mercado.
Neste contexto, surgem dois conceitos importantes: a autoaprendizagem (self-learning) e a aprendizagem ao longo da vida. A autoaprendizagem refere-se à capacidade do indivíduo de aprender de forma autónoma, responsabilizando-se individualmente pela aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências. Por outro lado, a aprendizagem ao longo da vida, é um conceito mais amplo que inclui todas as formas de aprendizagem, nomeadamente, formal, informal e não formal.
A aprendizagem formal refere-se à educação estruturada, geralmente oferecida em instituições de ensino, a informal é espontânea e não estruturada e por último, a aprendizagem não formal é estruturada e intencional, mas fora do sistema formal de educação, como cursos de curta duração e workshops.
A questão da autoaprendizagem é provavelmente o que traz maior novidade ao contexto atual. O que está implícito aqui é uma atitude proativa e autonomia que os profissionais precisam de ter no desenvolvimento pessoal. Mais do que nunca, é fundamental cultivar uma mentalidade de aprendizagem constante, aproveitando a vasta quantidade de recursos que temos disponíveis atualmente.
Contudo, é essencial valorizarmos os empregadores que investem em ferramentas de desenvolvimento pessoal, certificando-se que o processo de aprendizagem é flexível e adaptado às necessidades individuais. É fundamental providenciar soluções ágeis, que combinem conteúdo relevante, com forte aplicabilidade no dia-a-dia, com formatos acessíveis, o que ajuda os colaboradores no crescimento contínuo, de forma prática e eficiente.
Neste sentido, muitas empresas já começaram a implementar uma abordagem centrada no desenvolvimento contínuo de competências dos seus colaboradores, marcando o início de uma potencial revolução no mundo laboral. De forma disruptiva em relação à abordagem tradicional, que valorizava principalmente as qualificações formais, as organizações concentram-se cada vez mais na avaliação do desempenho e do potencial dos profissionais com base nas competências adquiridas por diferentes vias, reconhecendo a diversidade de experiências e aprendizagens como um diferencial estratégico.
A partir daqui, a adoção desta abordagem cria várias vantagens tanto para as empresas como para os colaboradores. A aprendizagem por competências foca-se em desenvolver habilidades e conhecimentos diretamente aplicáveis ao trabalho, tornando o processo de aprendizagem mais relevante e eficaz. Os profissionais conseguem focar-se nas suas necessidades de desenvolvimento, personalizando a jornada de aprendizagem ao seu ritmo. Nesta perspetiva, a aprendizagem digital exerce um papel fundamental, promovendo agilidade e personalização.
Definir metas de aprendizagem claras e específicas é fundamental não só para manter o foco, mas também para proporcionar uma maior visibilidade sobre o progresso na carreira. Uma abordagem baseada em competências de aprendizagem permite aos profissionais ter um desenvolvimento contínuo, alinhado às exigências do mercado de trabalho. Este tipo de aprendizagem reflete-se igualmente nas empresas, de forma positiva, já que aumenta a capacidade de adaptação, promove uma cultura de aprendizagem contínua, otimiza a aquisição de talento e garante ainda, um melhor alinhamento com os desafios do negócio.
Criar um ambiente que promova o desenvolvimento contínuo de competências é essencial para o sucesso de empresas e colaboradores. Competências orientadas para o desenvolvimento de carreira ajudam na identificação de lacunas e qualidades, beneficiando ambos. Os empregadores devem capacitar os colaboradores, assegurando competências adequadas às funções atuais e futuras, alinhando necessidades individuais e organizacionais, enquanto motivam e valorizam o talento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A importância da autoaprendizagem na era digital
{{ noCommentsLabel }}