Editorial

O medo e o poder do Estadopremium

O Tribunal Constitucional veio declarar inconstitucional medidas de confinamento obrigatório decididas nos anos da pandemia. Isto deveria servir para alguma coisa.

A proteção dos direitos fundamentais, dos direitos, liberdades e garantias, é muito menos segura do que se possa admitir. A afirmação, pública, numa conferência, é do presidente do Tribunal Constitucional e João Pedro Caupers sabe do que fala. Durante o período da pandemia, o Governo transformou em normalidade o recurso a regimes que deveriam ser excecionais, como o estado de emergência ou as situações de calamidade. Mas pior do que isso, usou e abusou do poder, impôs restrições à circulação e isolamentos profiláticos, aproveitando o medo instalado na sociedade. E quem ousasse pôr em causa essas medidas, era logo metido no saco dos negacionistas. Conseguiu assim, com a cumplicidade do Presidente da República, impor medidas que violaram a Constituição. Mas parece que não se passou nada,

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.