PPA estão a despertar cada vez mais interesse na Europa

  • Pedro Amaral Jorge
  • 4 Março 2024

Ainda que tenha registado alguns altos e baixos, este mercado está globalmente a entrar numa fase de expansão.

Em 2023 a Europa atingiu recordes em termos de volume e número de contratos de compra e venda de energia, os designados PPA (Power Purchase Agreement).

No ano passado registaram-se 16,2 gigawatts (GW) de volumes contratados, o que representa um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior. O número de transações também aumentou 65%, em relação a 2022, com um total de 272 PPA anunciados.

Ainda que tenha registado alguns altos e baixos, este mercado está globalmente a entrar numa fase de expansão. Para isto contribuirá a estabilização dos custos e o aumento da maturidade de compradores e vendedores na gestão de riscos energéticos. Estas condições estão a impulsionar uma multiplicidade de inovações e avanços no mercado europeu de PPA e a iniciar um novo capítulo na transição energética. Isso mesmo indica o relatório European PPA Market Outlook 2024, da Pexapark, líder de benchmarks de preços PPA e inteligência de mercado.

De acordo com a análise, a atividade do mercado foi maioritariamente impulsionada pelas empresas, o que é sublinhado como uma tendência. Esta será uma estratégia adotada pelos gestores das utilities face aos desafios atuais, nomeadamente à volatilidade dos preços e procura de soluções mais verdes.

As empresas contrataram uma base de potência de 11,95 GW, mais 28% do que em 2022, num total de 218 operações. O número de contratos aumentou 66%. As utilities representaram 23% dos volumes, 18% acima da participação do ano passado, o que se traduz em 4,02 GW, o dobro dos 1,96 GW de 2022.

Espanha continua a liderar o mercado europeu em volume e número de negócios pelo quinto ano consecutivo, com 4,67 GW. A Alemanha ocupa a segunda posição, com um volume de 3,73 GW registado em 2023.

Em termos globais, os volumes totais de PPA solar quadruplicaram face à energia eólica onshore e offshore, com 10,5 GW. A onshore alcançou 2,3 GW enquanto a offshore atingiu 2 GW.

PPA para produção de hidrogénio verde, PPA híbridos e contratação verde 24 horas por dia, 7 dias por semana, são alguns modelos que motivarão o interesse dos investidores em 2024, segundo o relatório, que estima que o mercado PPA de longo prazo ultrapasse 20 GW.

O setor das energias renováveis está a adaptar-se a uma nova fase da transição energética. Portugal tem também de estar atento a estas novas oportunidades, que podem trazer benefícios para todas as partes envolvidas, desde que as condições estejam bem clarificadas e os riscos sejam controlados e mitigados. Esta é mais uma solução no caminho da independência e segurança energética com benefícios económicos e sociais que acautelam as questões ambientais.

  • Pedro Amaral Jorge
  • Presidente da APREN

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PPA estão a despertar cada vez mais interesse na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião