A regulamentação torna extremamente difícil o investimento em Portugal. Muitas startups portuguesas acabam por procurar exclusivamente investidores fora do país, o que resulta em perda de talento.
A 17 de setembro de 2024 Mario Draghi apresentou no seu discurso ao Parlamento Europeu um relatório sobre o estado do empreendedorismo na Europa onde destacou os desafios críticos na dependência excessiva de fornecedores estrangeiros, altos custos energéticos e a falta de dinamismo em inovação tecnológica. A reforma apresentada sugere soluções pragmáticas para reposicionar a Europa no cenário global competitivo, começando pelo investimento ao empreendedorismo sem burocracias e descontinuação de políticas de regulamentação desmesuradas, entre várias outras.
Esta opinião integra a 10.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.Em Portugal, o empreendedorismo é tema de segundo plano, é visto como pura aposta de risco e não como investimento no futuro. Apesar dos bastantes esforços por parte
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.