Sonae compra supermercados em Moçambique

  • Rita Atalaia
  • 22 Setembro 2016

A Sonae, em parceria com a Satya Capital, comprou dois supermercados em Moçambique, numa aposta avaliada em seis milhões de dólares.

A Sonae SGPS continua a reforçar a sua aposta em Moçambique, desta vez com a compra de dois supermercados. Numa parceria com a Satya Capital, o investimento total ascende a seis milhões de dólares (5,3 milhões de euros), com uma percentagem de 30% associada à empresa portuguesa.

A restante percentagem pertence à Satya, “uma empresa de investimento independente fundada por Mohamed Ibrahim, focada no fornecimento de capital para investimentos em África”, refere o comunicado enviado ao regulador.

A aposta da Sonae em Moçambique começou no final de 2014 com a abertura da primeira loja MO. Em 2015, a presença da retalhista foi reforçada com a abertura da primeira loja Zippy.

Aposta levanta dúvidas

O anúncio da Sonae “levanta o véu sobre as intenções da empresa relativamente a expansão internacional do negócio de retalho alimentar”, diz o CaixaBI.

“À primeira vista, a compra parece positiva para a Sonae, pois responde a uma das principais limitações da atividade de retalho alimentar da empresa: o facto de estar confinada ao maduro mercado português”, disse o banco numa nota de research.

Apesar de revelar a intenção da empresa de diversificar a atividade de retalho alimentar para outras geografias, o anúncio levanta várias dúvidas sobre o objetivo da Sonae em termos de alcance geográfico, uma vez que o setor em Moçambique tem uma expressão reduzida, timing da expansão e dimensão planeada para a operação, adianta o CaixaBI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae compra supermercados em Moçambique

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião