Impacto do Brexit em Portugal? Para o turismo, “é zero”, diz Governo

A secretária de Estado do Turismo acredita que a saída do Reino Unido da União Europeia não vai afetar relação dos turistas britânicos com Portugal. Até agora, os números dão-lhe razão.

Os turistas britânicos não se deixaram intimidar pela desvalorização abrupta da libra, motivada pelo resultado do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia, e deverão manter-se como o principal mercado emissor do setor do turismo em Portugal. A garantia é dada por Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo.

“O impacto do Brexit tem sido zero”, disse a governante, em entrevista à Bloomberg, na quinta-feira. “O mercado britânico está a crescer. Portugal e o Reino Unido têm mantido uma aliança muito forte há vários anos e o Brexit não vai alterar essa relação”, reforçou.

A julgar pelos números mais recentes do setor, a secretária de Estado tem, para já, razão. A desvalorização da libra, que se fez sentir logo após o referendo de 23 de junho, não só não assustou os turistas britânicos como estes continuam a chegar em cada vez maior número. Entre janeiro e julho deste ano, os britânicos foram responsáveis por 5,1 milhões de dormidas em Portugal, um aumento de 12% face ao ano passado e número que faz deles o principal mercado estrangeiro do turismo português, representando um quarto de todas as dormidas de estrangeiros. Considerando apenas junho e julho, os meses já afetados pelo efeito Brexit, as dormidas do britânico subiram 7,7% face aos mesmos meses de 2015.

A justificar estes valores está, em parte, o clima de insegurança que se tem feito sentir em alguns destinos concorrentes, como o norte de África ou França, e que tem desviado turistas para Portugal.

O turismo é um dos principais motores da nossa economia.

Ana Mendes Godinho

Secretária de Estado do Turismo

Na entrevista à Bloomberg, Ana Mendes Godinho aproveita para lembrar que o turismo responde por cerca de 10% do PIB e por 8,2% dos empregos. “O turismo é um dos principais motores da nossa economia”, frisou.

Por isso mesmo, quer continuar a impulsionar o número de turistas, não só do Reino Unido como de outros destinos, e, para isso, o governo está a apostar em linhas de financiamento a projetos turísticos, ao mesmo tempo que constrói uma rede de wi-fi gratuito nos centros históricos das cidades e promove o país como um destino para o ano inteiro.

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