Russo quer Bezos e Musk a investir em voos comerciais ao espaço

Empresa que comprou plataforma de lançamento de foguetões quer investimento de Jeff Bezos e Elon Musk, dois empreendedores norte-americanos envolvidos na indústria espacial há anos.

Um empreendedor da aviação russa, Vladislav Filev, quer entrar na corrida dos voos comerciais ao espaço. Mas quer fazê-lo com a ajuda dos milionários norte-americanos Elon Musk e Jeff Bezos. A empresa em questão, a S7 Airlines, comprou a plataforma flutuante de lançamento de foguetões Sea Launch.

Estes não são dois aliados aleatórios. É que Elon Musk dirige a Space Exploration Tecnologies e Jeff Bezos a Blue Origin. Ambos estão a apostar no comércio aeroespacial, um investimento que poderá ser útil à S7 Airlines caso a Ucrânia não forneça os foguetes previamente previstos. Se tiver de construir um novo foguete espacial, o recomeço dos lançamentos pode demorar mais de 18 meses.

"Há uma lista de espera de vários anos para lançamentos, por isso acreditámos que o nosso serviço não vai ter pausas”

Vladislav Filev, S7 Airlines

O interesse no investimento norte-americano surgiu depois da compra da Sea Launch que, além de ter uma plataforma flutuante no Oceano Pacífico, tem uma estrutura na Califórnia. As operações tinham parado há mais de dois anos, por causa do conflito russo com a Ucrânia, que ia fornecer foguetes espaciais ao projeto.

Este é o bilhete e partida para entrar na indústria aeroespacial com voos comerciais para o espaço, considerou Vladislav Filev. Fontes próximas da empresa informaram a Bloomberg que o preço da compra ficou nos 100 milhões de dólares. O negócio tem de ser aprovado pelas autoridades norte-americanas pelo que ainda pode durar seis meses a efetivar-se.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Russo quer Bezos e Musk a investir em voos comerciais ao espaço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião