Deutsche Bank: Governo e regulador financeiro negam plano de emergência

O Ministério das Finanças alemão garante que "não há fundamentos" para essas "especulações".

O Ministério das Finanças alemão e o Baffin, entidade que regula e fiscaliza os bancos privados da Alemanha, garantem que não estão a trabalhar num plano de contingência para o Deutsche Bank. As reações surgem depois de o jornal Die Zeit ter avançado que o Governo alemão estará a preparar um plano de contingência para o Deutsche Bank.

Em nota enviada à Bloomberg, o Ministério das Finanças alemão refere que a notícia avançada pelo Die Zeit “é incorreta” e que “o Governo federal não está a preparar quaisquer planos de resgate” para o maior banco alemão. “Não há fundamentos para tal especulação”, acrescenta ainda a nota.

Já o Baffin não quis comentar estas informações, mas a Reuters cita duas fontes próximas da situação do Deutsche Bank, que garantem que o regulador financeiro também não está a trabalhar num plano dessa natureza.

As duas entidades negam, assim, as informações avançadas pelo jornal alemão, que refere que estão a ser estudados vários cenários para o caso de ser necessário injetar capital no Deutsche Bank, a braços com um processo judicial que pode custar-lhe 14 mil milhões de dólares.

Uma das hipóteses passa por vender unidades do banco alemão, com a opção de garantias estatais para suportar estas operações. Outra, só admitida numa situação de emergência extrema, seria o governo alemão ficar a deter uma participação 25% do capital do Deutsche Bank.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Bank: Governo e regulador financeiro negam plano de emergência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião