Fusão entre Deutsche Börse e LSE motiva investigação aprofundada de Bruxelas

Fusão da Deutsche Börse com London Stock Exchange enfrenta um intenso escrutínio da Comissão, que vai iniciar investigação aprofundada ao negócio que cria a maior bolsa da Europa.

As autoridades da concorrência da Comissão Europeia iniciaram uma investigação aprofundada à fusão entre a Deutsche Börse e a London Stock Exchange (LSE) por considerar que pode estar em risco a liberdade de escolha perante um negócio que cria o maior operador bolsista da Europa.

Dando início a uma ampla investigação à operação, Bruxelas estabeleceu o dia 13 de fevereiro como a data limite para proceder a uma avaliação exaustiva da operação para perceber se ameaça a concorrência no mercado e se limita seriamente as opções dos consumidores, revelou a instituição num comunicado publicado esta quarta-feira.

A possível fusão entre as duas empresas já tinha merecido reparos devido a questões de concentração de mercado. É a terceira vez desde 2000 que o grupo bolsista alemão tenta comprar a LSE. Já em 2012, a Deutsche Börse avançou para a aquisição da NYSE Euronext para criar a maior bolsa do mundo. Na altura, os reguladores bloquearam a operação porque iria criar um regime de quase monopólio no segmento de derivados na Europa.

“Temos de assegurar que os participantes do mercado continuem a ter acesso de forma competitiva à estrutura de mercado financeiro”, afirmou a comissária da Concorrência Margrethe Vestager no comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fusão entre Deutsche Börse e LSE motiva investigação aprofundada de Bruxelas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião