Tabaco ilegal mais do que duplica em Portugal

  • Rita Atalaia
  • 28 Setembro 2016

Estudo da KPMG mostra que consumo de tabaco ilegal em Portugal cresceu 109% em 2015. Aumento do tabaco ilícito proveniente de Angola é um dos responsáveis.

O consumo de tabaco ilegal em Portugal mais do que duplicou em 2015, invertendo uma tendência de descida que se tem verificado nos últimos anos. Apesar de Portugal registar uma percentagem baixa de consumo de cigarros em comparação com outros países da União Europeia, “o consumo de tabaco ilegal mais do que duplicou em 2015”, de acordo com um estudo a nível europeu da KPMG.

O estudo da KPMG mostra que o crescimento do consumo ilegal em Portugal deve-se a um aumento do tabaco ilícito proveniente de Angola e “fluxos crescentes de marcas brancas ilegais”, que representam 21% do tabaco de contrabando.

O relatório mostra ainda que se o tabaco tivesse sido consumido legalmente, Portugal teria obtido mais cerca de 35 mil milhões de euros de receita fiscal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tabaco ilegal mais do que duplica em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião