Startup Guide. Um guia à medida da Lisboa empreendedora

Conceito nascido em Berlim chega a Lisboa um mês antes do Web Summit. Livro é uma espécie de guia do que se passa no ecossistema empreendedor das cidades a que se dedica.

A pouco mais de um mês do Web Summit, Lisboa tem agora uma espécie de guia que serve de apresentação e análise ao ecossistema empreendedor. O Startup Guide, projeto nascido em Berlim e com edições dedicadas aos ecossistemas na capital alemã bem como com edições de Estocolmo, Copenhaga e Aarhus, chega agora à capital portuguesa.

Além da descrição dos casos de sucesso, o livro inclui dicas, casos de estudo e recomendações para quem está a começar ou pensa criar um negócio em Lisboa. A ideia é que o guia, além de ser um retrato do que se passa pela capital portuguesa, seja uma ferramenta e “oportunidades emergentes” e de “histórias de uma das regiões mais empreendedoras da Europa em 2015”, explica a Beta-i em comunicado.

Startup Guide Lisbon chega a Lisboa depois de edições dedicadas a Berlim, Estocolmo, Copenhaga e Aarhus.
Startup Guide Lisbon chega a Lisboa depois de edições dedicadas a Berlim, Estocolmo, Copenhaga e Aarhus.Beta-i

A instituição é um dos parceiros da Startup Guide World na abordagem ao ecossistema empreendedor português. Sissel Hansen, fundadora e CEO do projeto, vê a edição dedicada a Lisboa como “um presente de Natal antecipado”.

“Desde que demos início ao nosso plano de expansão para 2016, um dos grandes objetivos era cobrir o emergente ecossistema de Lisboa. Desde que acompanhamos esta cidade, há uns anos, que é claro para nós que Lisboa seria a próxima ‘big thing’ na Europa. Mal podemos esperar para partilhar tudo o que encontrámos aqui com o resto do mundo, e provar que vale mesmo a pena olhar para Lisboa com atenção”, explica, em comunicado.

Desde que acompanhamos esta cidade, há uns anos, que é claro para nós que Lisboa seria a próxima ‘big thing’ na Europa.

Sissel Hansen

Fundadora do Startup Guide World

O lançamento do primeiro guia dedicado a Lisboa acontece pouco mais de um mês antes do Web Summit, que decorre pela primeira vez em Portugal, entre 7 e 10 de novembro. Para Ricardo Marvão, co-fundador e Head of Global Resources da Beta-i, “o Web Summit acaba por despertar a atenção do resto do mundo para o que se passa em Lisboa”.

Startup Guide Lisboa é apresentado um mês antes do Web Summit.
Startup Guide Lisboa é apresentado um mês antes do Web Summit.Beta-i

“Com o Startup Guide queremos precisamente dar a conhecer a cidade, e este guia funciona como um convite à descoberta deste ecossistema, ao mesmo tempo que ajuda fundadores, startups, investidores, empresas e institutições a contar a sua história em relação ao que está aqui a acontecer. A nossa ambição é ver o Startup Guide Lisbon em todas as secretárias, no mundo inteiro”, detalha Marvão, acrescentando que o livro poderá funcionar como incentivo para que os players relevantes descubram as startups portuguesas e apostem em ter negócios e investimentos.

Além da Beta-i, que assume o papel de gestor local do projeto e facilitador, o livro contou com os apoios da Microsoft, da SAP e da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startup Guide. Um guia à medida da Lisboa empreendedora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião