Tavares: “Quando termina o mandato? No último dia”

Mandato à frente da CMVM terminou há um ano, mas Carlos Tavares vai continuar enquanto presidente do regulador do mercado de capitais "até ao último dia".

Há 11 anos a liderar a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares ainda não sabe quando será o seu último dia à frente daquele organismo. O seu mandado (segundo) terminou em setembro de 2015 e, questionado pelos jornalistas sobre até quando será presidente da CMVM, ironizou: “Até ao último dia“.

“Não sou eu que tenho de dar essa notícia”, acrescentou Carlos Tavares à margem da cerimónia de homenagem a José Luís Sapateiro, o principal autor do Código de Valores Mobiliários, conjunto de leis para regular o mercado de capitais aprovado em 1991, e que que ficou conhecida como a Lei Sapateiro.

Ainda presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares viu o seu mandato terminar a 15 de setembro do ano passado e seria substituído por uma mulher logo após as eleições realizadas em outubro que conduziram António Costa à frente do novo elenco governativo.

Ainda sem novidades quanto ao seu futuro à frente do regulador do mercado de capitais português, Carlos Tavares foi claro: “Já disse mais do que uma vez: desde que entrei aqui, como em qualquer outra função, estou sempre preparado para sair no dia seguinte e trabalho sempre com vista a muitos anos”.

"Desde que entrei aqui, como em qualquer outra função, estou sempre preparado para sair no dia seguinte e trabalho sempre com vista a muitos anos.”

Carlos Tavares

Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários

A nomeação do novo presidente da CMVM decorre da alteração da lei-quadro das entidades reguladoras, que estabelece que o presidente do conselho de administração de todas as entidades reguladoras, onde se inclui a CMVM, “deve garantir a alternância de género”, bem como os restantes três vogais devem “assegurar a representação mínima de 33% de cada género”.

Até ser nomeado um novo conselho de administração, Carlos Tavares vai continuar em funções.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tavares: “Quando termina o mandato? No último dia”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião