Crédito da casa: Reembolsos antecipados aceleram em 2015

  • Lusa
  • 10 Outubro 2016

Os portugueses reembolsaram antecipadamente 2,6 mil milhões de euros de crédito à habitação em 2015, segundo dados do Banco de Portugal, valores bem acima dos registados em anos anteriores.

Os portugueses reembolsaram antecipadamente 2,6 mil milhões de euros referentes a crédito à habitação em 2015, segundo a informação divulgada esta sexta-feira pelo Banco de Portugal, valores bem acima dos registados em anos anteriores.

De acordo com o Boletim Económico de outubro, os pagamentos antecipados de empréstimos para a compra de casa foram mais significativos para os contratos celebrados entre 2011 e 2014, anos em que os bancos cobravam custos elevados para emprestar dinheiro.

“No atual contexto de taxas de juro muito baixas, uma parte importante dos reembolsos antecipados poderá estar relacionada com o facto de algumas famílias endividadas desejarem aproveitar a oportunidade atual para amortizar dívidas cujos spreads [margem de lucro do banco] são relativamente elevados”, lê-se no documento.

O Banco de Portugal sugere que parte dos reembolsos antecipados que são feitos se deverá a transferências de créditos para outros bancos em que os clientes “poderão ter obtido condições de financiamento mais vantajosas”, o que também demonstra um aumento da concorrência dos bancos no mercado de crédito à habitação.

OS 2,6 mil milhões de euros reembolsados antecipadamente em 2015 de empréstimos à habitação representavam cerca de 2,5% do saldo em dívida no final de 2014.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito da casa: Reembolsos antecipados aceleram em 2015

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião