Canadá quer criar novo visto para atrair imigrantes qualificados

  • Marta Santos Silva
  • 12 Outubro 2016

O ministro da Inovação canadiano admite que vai ter dificuldades em introduzir este tipo de medidas num país que associa a imigração ao aumento do desemprego.

Se as portas do Reino Unido se fecharem aos emigrantes qualificados vindos da União Europeia após o Brexit, o Canadá poderá ser uma nova opção: o ministro da Inovação canadiano Navdeep Bains anunciou esta quarta-feira que o governo está a considerar a criação de um novo visto para facilitar a entrada de “talento global”.

O “global talent visa”, apresentado hoje pelo ministro de Justin Trudeau numa conferência, terá como objetivo continuar a atrair profissionais qualificados além-fronteiras “após o Brexit e aquilo que se passa nos Estados Unidos”, disse Bains, referindo-se às eleições presidenciais norte-americanas agendadas para este novembro, citado pela Bloomberg.

O governo canadiano vai enfrentar dificuldades na opinião pública se tentar introduzir este visto, devido a uma subida recente do desemprego que preocupa os canadianos. “Existe alguma relutância à volta das políticas de imigração”, afirmou Bains. “Quando queremos falar sobre a imigração e dizemos que queremos trazer mais imigrantes porque vai ser bom para a economia, encontramos muita resistência”.

O Canadá enfrenta atualmente uma falta de recursos humanos nas áreas das tecnologias da informação e comunicação e nos setores ligados à inovação, que o ministro da Inovação propõe colmatar promovendo uma maior abertura à imigração. O programa governamental canadiano COPS, dedicado ao emprego e desenvolvimento social, prevê que entre 2015 e 2024 vai continuar a haver uma crescente necessidade para profissionais com capacidades nas áreas do web design, da análise de dados e da engenharia tecnológica.

“Queremos atrair os melhores e os mais inteligentes, porque esse é o ingrediente chave para o sucesso económico daqui para a frente”, explicou Bains aos jornalistas. O desafio, admitiu, é apresentar o assunto aos canadianos que têm “visões díspares” da imigração.

Os últimos dados disponibilizados pelo Observatório da Emigração indicavam que havia em 2011 mais de 140 mil pessoas nascidas em Portugal a residir no Canadá, e mais de 23 mil com nacionalidade portuguesa. Em 2015, 822 portugueses emigraram para o Canadá — mais 29% do que no ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Canadá quer criar novo visto para atrair imigrantes qualificados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião