Talkfest: Anunciadas datas para a edição 2017

  • Leonor Rodrigues
  • 12 Outubro 2016

O Talkfest pretende promover e discutir o panorama dos festivais de música em Portugal e os Iberian Festival Awards distinguem o melhor dos festivais ibéricos.

A Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest) anunciou esta quarta-feira as datas da próxima edição do Talkfest e dos Iberian Festival Awards. O Talkfest acontece entre 9 e 10 de março de 2017, e os Iberian Festival Awards no dia 16 de março.

Uma das grandes novidades do próximo ano é a localização dos eventos: o Talkfest vai realizar-se no Museu das Comunicações — onde vão ter lugar as conferências, apresentações, seminários e a feira do emprego — e os concertos acontecem no Music Box, em Lisboa. Já os Iberian Festival Awards vão ter lugar em Espanha, como já se sabia, mais precisamente no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA). As candidaturas aos prémios relativos ao Iberian Festival Awards estão abertas a partir desta quarta-feira e até 30 de novembro.

"Queremos crescer muito mais.”

Ricardo Bramão, presidente da Aporfest

Em conversa com o ECO, Ricardo Bramão, presidente e fundador da Aporfest e diretor do Talkfest, refere que alguns dos temas desta 6ª edição relacionam-se com o terrorismo e com a fiscalização e salienta a qualidade dos oradores internacionais – mas não avança (para já) com nomes. O diretor do evento relembra que o Talkfest é gratuito para os associados da Aporfest e que, apesar de ainda não ser rentável, tem crescido significativamente e precisa de ser cada vez mais apoiado, afirmando que a ideia é crescer muito mais.

 

“O Talkfest é um evento único em Portugal e também lá fora. Há muita coisa a ser feita sobre música mas nada assim tão específico”, recorda, acrescentando que é a oportunidade de apresentar uma análise relativamente ao panorama dos festivais de música, um trabalho que é realizado ao longo de todo o ano.

Dados: Aporfest
Número de festivais de música realizados em Portugal – Dados: Aporfest

Em Portugal, o número de festivais de música tem aumentado e, com esse aumento, cresce também o número de festivaleiros portugueses. Além disso, os portugueses permanecem cada vez mais tempo no recinto dos festivais e, consequentemente, gastam mais dinheiro. O presidente da Aporfest afirma ainda que este crescimento tem sido possível muito devido à contribuição dos patrocinadores que têm investido neste mercado.

Os festivais de música são uma fonte de promoção da marca Portugal.

Ricardo Bramão

Quanto ao relatório sobre os festivais realizados em 2016 deve estar concluído no final do ano mas algumas conclusões só devem ser divulgadas na altura do evento, em março, mas Bramão adiantou que, este ano, os inquéritos incluem não só portugueses, mas também estrangeiros, dado que cada vez mais Portugal recebe festivaleiros internacionais.

Ricardo Bramão refere que instituições de turismo, como o Turismo de Portugal, também têm tirado partido da crescente adesão de estrangeiros aos festivais de música portugueses, percebendo que estes eventos podem ser “uma fonte de promoção da marca Portugal”. Além disso, o nosso país tem “um grande número de festivais de música e de diferentes estilos”, o que também contribui para este aumento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Talkfest: Anunciadas datas para a edição 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião