Costa já está no Conselho de Ministros para aprovar Orçamento

  • Margarida Peixoto
  • 13 Outubro 2016

O Conselho de Ministros já está reunido para aprovar o Orçamento do Estado para 2017. O documento deverá ser entregue esta sexta-feira na Assembleia da República e no sábado a Bruxelas.

O Conselho de Ministros já está reunido, desde as 9h30, a hora habitual, para aprovar a proposta de Orçamento do Estado para 2017. Depois de o Governo ter debatido na terça-feira, durante horas a fio, cada um dos mais de 200 artigos do articulado da lei do Orçamento, espera-se que os trabalhos fiquem finalizados esta quinta-feira, agora com a presença do primeiro-ministro.

Chegado da China esta manhã, pelas 9h30, António Costa já está reunido com todos os ministros. Entre as principais questões que estão por finalizar está a decisão sobre o aumento das pensões. Já no que toca à eliminação da sobretaxa, a sua retirada será faseada, conforme confirmou já o primeiro-ministro, em entrevista ao Diário de Notícias. Ao que o ECO apurou, o faseamento da medida permite reduzir o seu custo dos anteriores 380 milhões de euros, que estavam previstos no Programa de Estabilidade, para cerca de 200 milhões de euros.

Segundo a agenda da Assembleia da República, a proposta de Orçamento será entregue amanhã aos deputados. De seguida, haverá uma conferência de imprensa no Ministério das Finanças, conduzida por Mário Centeno. A intenção do Governo é enviar a proposta de Orçamento para 2017 para a Comissão Europeia apenas no sábado, o último dia do prazo legal.

A agenda do Parlamento também já tem marcada a audição ao ministro das Finanças, para as 15h00 de terça-feira, 25 de outubro. No processo orçamental, estas são outras datas importantes:

  • 26 de outubro: apresentação do Orçamento da Segurança Social, com o ministro Vieira da Silva;
  • 27 de outubro: data limite para os pareceres das comissões parlamentares;
  • 28 de outubro: Comissão de Orçamento e Finanças aprecia e vota o relatório final;
  • 3 e 4 de novembro: discussão e votação na generalidade;
  • 7 de novembro: início da discussão na especialidade;
  • 29 de novembro: encerramento e votação final global.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa já está no Conselho de Ministros para aprovar Orçamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião