Carros: desconto de 80% nos importados com 10 anos

O Governo reviu a tabela que determina o desconto no imposto automóvel a pagar nos veículos importados. Começa em 10% para carros quase novos, mas chega a 80%.

Quem compra um carro importado tem de pagar imposto à chegada ao país, mas a esse é deduzida uma parcela em função da idade do automóvel. Até agora, o desconto máximo era de 52%. Sobe para 80% no caso de carros com mais de uma década.

A percentagem de abatimento ao valor do Imposto Sobre Veículos a pagar em função da cilindrada e da componente ambiental mantém-se no caso dos veículos com um até cinco anos (52%, no caso de cinco anos), mas são introduzidos mais escalões de idade: surgem descontos específicos para veículos importados com seis, sete, oito, nove e mais de 10 anos.

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2017 obtida pela SIC, quem importar um automóvel com mais de 10 anos irá obter um desconto de 80% no valor do imposto a pagar na altura em que é solicitada a matrícula nacional.

Estes escalões chegaram ser propostos no Orçamento do Estado para 2015, mas depois de várias críticas devido a incentivo à importação de veículos usados com idades elevadas, logo mais poluentes, a medida caiu. Agora, volta a estar na proposta do Governo de António Costa.

(Notícia atualizada às 14h50 com mais informação sobre os descontos de ISV nos carros importados)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carros: desconto de 80% nos importados com 10 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião