Gigante estatal química à vista na China

A China planeia fundir o Sinochen Group e a China National Chemical, num gigante com uma avaliação conjunta de mais de 100 mil milhões de dólares.

A criação de um grande gigante da indústria química estatal estará a ser preparado pela China. De acordo com a Bloomberg, a China pretende fundir o Grupo Sinochen com a China National Chemical, dando assim origem a um gigante do setor avaliado em mais de 100 mil milhões de dólares. Uma decisão que se insere no âmbito da revisão das empresas públicas chinesas.

Ainda não são conhecidos muitos detalhes sobre esta operação, existindo a possibilidade de esta ainda poder ser revista, afirmou uma fonte que não quis ser identificada, já que o processo ainda não estará concluído. Contactada pelo Bloomberg, fonte oficial da China National Chemical referiu que “não existe tal coisa”, enquanto um porta-voz da Sinchen afirmou não ter conhecimento de tais discussões.

Caso avance a fusão, esta representará uma mudança do panorama da indústria química da China, juntando-se à onda de consolidações que marca a liderança do presidente chinês Xi Jinping. Mais de mil biliões de dólares de ativos combinados surgiram desde o final de 2014 na China.

“Estas duas empresas já são gigantes, por si, pelo que fundi-las iria criar um mega gigante“, comentou a propósito deste eventual casamento no setor químico chinês, Iris Pang, economista da Natixis para a Grande China. O mesmo especialista acredita que a união das duas empresas estatais poderia ajudar a aumentar a competição na indústria e conduzir a uma subida dos preços.

A ChemChina é a maior química chinesa com 140 mil trabalhadores, segundo dados disponibilizados no site da empresa. A sua primeira aquisição no ocidente foi há uma década quando comprou o grupo francês Adisseo, Posteriormente, avançou com um conjunto de negócios no ocidente onde se incluem a norueguesa Elken, a italiana Pirelli e a alemã KraussMaffei.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gigante estatal química à vista na China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião