Turismo dá sinais de abrandamento. Número de hóspedes sobe em agosto, mas longe do crescimento a dois dígitos

Crescimento do número de hóspedes ficou aquém do que tem sido registado, mas a faturação da hotelaria continua a aumentar a dois dígitos.

A hotelaria nacional recebeu 2,3 milhões de hóspedes em agosto, um aumento de 3,4% face ao mesmo mês do ano passado, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O crescimento do número de hóspedes fica bastante aquém dos valores que têm sido registados nos últimos meses, mas a hotelaria continua a faturar cada vez mais.

Ao todo, foram 2.336.100 hóspedes que dormiram nos hotéis e alojamentos portugueses, responsáveis por 7,5 milhões de dormidas. Os crescimento ligeiros, de 3,4% e 3,7%, respetivamente (em julho, as subidas homólogas tinham sido de 10,8% e 7,7%), ficam a dever-se, sobretudo, à contração do mercado interno.

Segundo o INE, os residentes em Portugal foram responsáveis por 2,5 milhões de dormidas em agosto, menos 3,3% do que em agosto do ano passado. Já os estrangeiros continuam a suportar o turismo nacional. Em agosto, foram responsáveis por 4,96 milhões de dormidas, mais 7,7% do que há um ano.

No conjunto do ano, os resultados são mais positivos. No acumulado de janeiro a agosto, a hotelaria nacional recebeu 12,9 milhões de hóspedes, mais 9,4% do que em igual período do ano passado, e registaram-se mais de 37 milhões dormidas, um aumento homólogo de 8,9%.

Algarve em desaceleração expressiva

Todas as regiões estão a crescer em número de dormidas, quer no mês de agosto, quer no conjunto do ano. Mas o Algarve destaca-se pela desaceleração: em agosto, registou 2,9 milhões de dormidas, um aumento de apenas 0,7% face ao mesmo mês do ano passado. A região mantém-se, ainda assim, como aquela que concentra o maior número de dormidas do país.

Do lado oposto, com o maior crescimento, estão os Açores, que aumentaram o número de dormidas em 10,1%, para um total de 222 mil dormidas. No conjunto de janeiro a agosto, os Açores voltam a destacar-se, com uma subida de 21,6% no número de dormidas, para mais de um milhão.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h32)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo dá sinais de abrandamento. Número de hóspedes sobe em agosto, mas longe do crescimento a dois dígitos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião