Candidatos apelam à participação nos Açores

  • Lusa e ECO
  • 16 Outubro 2016

As 269 secções de voto para as eleições legislativas regionais dos Açores abriram hoje às 08:00 e vão encerrar às 19:00 locais. Duarte Freitas (PSD) e Vasco Cordeiro (PS) apelam ao voto.

Os candidatos à presidência do Governo regional dos Açores apelam aos eleitores para exercerem o direito de voto.

Depois de depositarem o boletim na urna, tanto Vasco Cordeiro, atual presidente do Executivo, como Duarte Freitas, o candidato do PSD, sublinhar a importância de que todos os açorianos participem no sufrágio.

Aos jornalistas, quando questionado se teme um aumento da abstenção, nas eleições realizadas em 2012, a abstenção foi de 52,14%, nas Vasco Cordeiro adiantou que houve “ao longo destes dias várias oportunidades de referir esse aspeto”.

Em declarações aos jornalistas após ter votado, em Ponta Delgada numa das freguesias que concentra a maioria dos eleitores inscritos, Duarte Freitas também apelou à participação nas urnas sublinhando que “está um dia magnífico à participação cívica”. “Façam as suas escolhas democráticas e livres”, pediu o candidato social-democrata.

A participação é uma preocupação permanente e no momento de um ato eleitoral coloca-se com mais ênfase no sentido do apelo que todos os partidos fizeram na campanha.

Duarte Freitas

candidato do PSD à presidência do governo regional dos Açores

A abstenção foi um dos tópicos de campanha para todos os partidos. “A participação é uma preocupação permanente e no momento de um ato eleitoral coloca-se com mais ênfase no sentido do apelo que todos os partidos fizeram na campanha”, disse Duarte Freitas acrescentando que está “de consciência tranquila com o trabalho” feito.

Artur Lima, o líder do CDS-PP/Açores juntou-se neste apelo e lamentou o facto de “normalmente nos Açores” have “um desinteresse pelo ato eleitoral e por votar”. “Era preciso perceber essa causa. Nunca se quis perceber isso, o que é mau. Independentemente do que acontecer hoje, julgo que todos se deviam debruçar e entender para perceber quais as causas da abstenção nos Açores”, salientou.

Às 16:00 e da manhã a taxa de participação rondava os 29,29%, um valor inferior ao registado há quatro anos (34,37%) à mesma hora.

Um total de 228.160 eleitores, mais 3.033 do que no sufrágio de 2012, estão inscritos para escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa Regional.

Concorrem às eleições 13 forças políticas: PSD, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Livre, PAN, PCTP/MRPP, PURP, MAS, MPT e PDR.

De acordo com os resultados das eleições legislativas regionais, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje bom tempo nas nove ilhas dos Açores. “Em todas as ilhas estamos a prever abertas, portanto bom tempo, sem precipitação e em relação ao vento nordeste, bonançoso a moderado, portanto nada com grande intensidade”, disse na sexta-feira a meteorologista Elsa Vieira da delegação do IPMA nos Açores.

Açores, uma região tradicionalmente socialista

Nestas eleições, às quais concorrem 13 forças políticas, apresentaram pela primeira vez candidatura o MAS – Movimento Alternativa Socialista, o Partido Democrático Republicano (PDR), o PURP – Partido Unido dos Reformados e Pensionistas e o Livre.

Concorrem também todos os partidos com assento no parlamento regional – PS, PSD, CDS-PP, CDU, Bloco de Esquerda e Partido Popular Monárquico – e, ainda, o PAN – Pessoas-Animais-Natureza, o Partido da Terra (MPT) e o PCTP-MRPP.

Nos Açores, há dez círculos eleitorais, nove coincidentes com cada uma das ilhas e outro de compensação (que junta os votos que não permitiram eleger deputados nos círculos de ilha).

Cada círculo eleitoral de ilha elege dois deputados e ainda deputados em número proporcional ao dos cidadãos eleitores nele inscritos, prevendo a lei também um círculo regional de compensação, para reforçar a proporcionalidade.

Ninguém pode ser candidato por mais de um círculo eleitoral, excetuando o círculo regional de compensação, ou figurar em mais de uma lista.

PS, PSD, BE, CDU, PDR, MPT e PAN têm candidaturas em todos os círculos eleitorais. O CDS-PP não se apresenta ao Corvo, enquanto o PPM não entregou lista pelo círculo das Flores, onde apoia o cabeça de lista centrista.

O PCTP-MRPP concorre na Terceira, Faial, São Jorge, Santa Maria, Pico, São Miguel e compensação.

Em São Miguel e no círculo de compensação entregaram igualmente listas o PURP e o MAS, duas estreias nas regionais, enquanto o Livre soma àqueles dois círculos a candidatura pelo Pico.

O círculo eleitoral que elege mais deputados é o de São Miguel, 20, mais um do que em 2012, seguindo-se a Terceira (dez). Pico e Faial elegem, cada um, quatro parlamentares, enquanto Flores, Graciosa, Santa Maria e São Jorge elegem três por cada uma das ilhas.

O círculo mais pequeno é o Corvo, com 334 eleitores, que “senta” no parlamento dois deputados, enquanto pela compensação são eleitos cinco.

Desde 1976, ano em que os Açores passaram a ser uma região autónoma com órgãos de governo próprios, realizaram-se dez eleições regionais.

Naquele ano venceu o PSD, liderado por Mota Amaral, que se manteve no poder durante 19 anos, até 1995. Seguiu-se-lhe Madruga da Costa (um ano).

Em 1996, o socialista Carlos César ganhou as eleições, vitória que repetiu em 2000, 2004 e 2008.

Há quatro anos, outro socialista, Vasco Cordeiro, manteve a região sob liderança do PS e igualou os anos no poder do PSD.

Na Assembleia Legislativa Regional, o PS tem atualmente 31 dos 57 lugares, enquanto o PSD 20. O CDS-PP conquistou três deputados em 2012, e BE, PCP e PPM têm um mandato cada.

(Atualizado às 19h00 com a taxa de afluência às urnas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Candidatos apelam à participação nos Açores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião