Descontos nos passes alargados a todos os estudantes universitários

  • Leonor Rodrigues
  • 17 Outubro 2016

Os estudantes do ensino superior até aos 23 anos vão ter desconto de 25% nos passes dos transportes públicos já no próximo ano letivo.

Os jovens até aos 23 anos e que frequentem o ensino superior vão ter direito a 25% de desconto nos passes dos transportes no próximo ano letivo (2017/2018). A medida consta no Orçamento do Estado (OE), entregue na passada sexta-feira.

Desde 2012 que apenas os estudantes que beneficiam de ação social podiam usufruir do desconto, depois de o anterior Governo os ter limitado. A partir de setembro do próximo ano, todos os estudantes passam a poder usufruir do desconto de 25%. A medida terá um custo para o Estado de cerca de 1,5 milhões de euros mas esse encargo vai depender do número de jovens que adiram aos passes, segundo o Público.

A Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros recebem com satisfação esta notícia, depois de no início do ano ter reclamado a reposição dos descontos — retirados na altura do Governo anterior — na sequência de uma quebra na ordem dos 70% desde 2012 na aquisição de passes. Ainda para os setor dos transportes está previsto um investimento de cerca de 7,5 milhões de euros para resolver problemas técnicos, como reparação de elementos das frotas e sistemas de bilhética.

Editado por Paulo Moutinho

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descontos nos passes alargados a todos os estudantes universitários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião