Sauditas fazem maior emissão de dívida de sempre

  • Rita Atalaia
  • 17 Outubro 2016

A Arábia Saudita quer fazer a maior emissão de dívida de sempre no Médio Oriente. As discussões com os investidores devem terminar esta semana e a operação pode render 10 mil milhões de dólares.

A Arábia Saudita tem estado a falar com investidores com o objetivo de avançar com a maior venda de dívida soberana do Médio Oriente. A operação deverá ascender a um valor entre os 10 e os 20 mil milhões de dólares.

A CNBC diz que o reino tem estado a falar com investidores sobre o que pode ser uma venda considerável de obrigações soberanas. A oferta é um passo importante para o país, que quer encontrar outras fontes de receita. A oferta também é feita numa altura em que o reino precisa de organizar as suas finanças. A Arábia Saudita tem sido fortemente penalizada por um período longo de preços baixos do petróleo e pelos custos relacionados com a guerra no Iémen.

A Bloomberg avança que o país vai concluir esta semana as reuniões com os investidores sobre a venda planeada de obrigações soberanas, que será a maior de sempre no Médio Oriente. Os bancos sauditas também têm “muita margem para aumentar a emissão de dívida”, diz Jaap Meijer, responsável pelo research de investimento do banco Arqaam Capital Ltd. “As obrigações são um financiamento de longo prazo e são muito mais estáveis do que os depósitos”, diz o responsável.

A Arábia Saudita vai realizar hoje uma conferência com analistas para discutir a questão das obrigações com investidores norte-americanos. O reino está a dizer aos investidores que quer alcançar um orçamento equilibrado até 2020 e que espera que os preços do petróleo se mantenham dentro do intervalo atual. O road show para esta operação aconteceu na semana passada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sauditas fazem maior emissão de dívida de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião