Fischer: Juros baixos podem ditar longa recessão
O vice-presidente da Fed alerta para a necessidade de aumentar a taxa de juro. Alerta que manter a taxa em níveis tão baixos como os atuais podem levar a uma recessão “mais longa e profunda”.
O vice-presidente da Reserva Federal (Fed), Stanley Fischer, advertiu hoje para o perigo de se manterem as taxas de juro em níveis tão baixos como os atuais, já que podem levar a uma recessão “mais longa e profunda”.
“Os limites que impõem uma tendência de juros baixos podem levar a uma recessão mais longa e profunda quando a economia se vê afetada por perturbações negativas”, disse o “número dois” da Fed numa conferência no “Economic Club of New York”.
Fischer explicou que quando as taxas de juro estão em níveis tão baixos é um sinal de que as perspetivas de crescimento a longo prazo são “pouco prometedoras” e levam a que a economia seja “mais vulnerável”.
O vice-presidente da Fed advertiu para o facto de a política de manutenção de baixas taxas de juro pode acabar por “ameaçar” a estabilidade da primeira economia do mundo, embora até agora não haja provas de que esse cenário se esteja a concretizar.
“São poderosas razões para preferir taxas de juro mais altas do que os níveis a que estão atualmente, mas a Fed segue a monitorizá-las para apoiar os esforços que está a fazer para alcançar o pleno emprego e a estabilidade dos preços, esclareceu.
As taxas de juro permanecem nos Estados Unidos entre os 0,25% e os 0,50% desde a subida em dezembro de 2015. A próxima reunião da Fed realiza-se entre 1 e 2 de novembro, uma semana antes das eleições presidenciais, previstas para 08 de novembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fischer: Juros baixos podem ditar longa recessão
{{ noCommentsLabel }}