5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Corticeira Amorim brilha em Lisboa e BCP abre mais uma porta à Fosun. Lá por fora, é a vez do Goldman Sachs a prestar contas aos investidores americanos.

É a ação com maior destaque no PSI-20. Depois de ter sido colocada como uma “bala de prata” pela casa de investimento Haitong, a Corticeira Amorim registou esta segunda-feira um máximo histórico perto dos 9,5 euros. Ainda no principal índice de referência, com a fusão de ações à vista, o BCP anunciou uma assembleia geral que vai abrir mais uma porta à entrada dos chineses da Fosun.

Salta a rolha à Corticeira

A Corticeira Amorim chega esta terça-feira à bolsa a cotar-se perto dos 9,5 euros, um máximo de sempre para a produtora de cortiça. Valoriza mais de 60% em 2016, em contraciclo com o PSI-20. A Haitong tem-na como favorita para os próximos meses devido ao crescimento da produção de vinho e da forte procura por rolhas. Aparentemente, há espaço para mais ganhos com a Corticeira até final do ano, assumem os analistas. Será?

BCP abre mais uma porta à Fosun

Depois de aprovada a fusão de ações, o BCP abre mais uma porta à entrada dos chineses da Fosun no capital do banco. Agendou para 9 de novembro uma assembleia geral para aumentar os limites de votos para 30% e ainda alargar o Conselho de Administração para 25 membros. Ações subiram 1,5% antes do anúncio da convocatória.

Preços na indústria nacional

O INE apresenta os preços dos produtos industriais praticados em setembro, tais como eletricidade, gás, água e outros produtos das indústrias extrativas e transformadoras. Em agosto, os preços caíram 3% face ao mesmo mês de 2015.

Goldman Sachs à prova

O Goldman Sachs, um dos maiores bancos norte-americanos, apresenta esta terça-feira os resultados relativos ao exercício do último trimestre. Com uma temporada de resultados positiva para a banca norte-americana, já depois de Citigroup, Wells Fargo, JPMorgan e Bank of America ter batido as estimativas dos analistas, as atenções voltam-se hoje para o Goldman Sachs. Mercado aponta a um lucro de 3,79 dólares por ação.

Inflação nos EUA

Apresentando uma taxa de quase pleno emprego, à volta dos 5%, as autoridades da política monetária norte-americanas estão concentradas agora na evolução do índice de preços – a Reserva Federal tem um duplo mandato, para o emprego e para a inflação. Por isso, nada mais importante do que saber qual o valor da taxa de inflação observada em setembro. A sondagem da Bloomberg aponta para uma taxa de 1,5%, perto do objetivo do banco central. Yellen já disse que poderá manter estímulos mesmo que a inflação suba.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião