Direto BCE não mexe juros. Compras de dívida vão além de março

O programa de compra de dívida será estendido. O BCE diz que vai manter o ritmo de compras até que a inflação se aproxime dos 2%. ACOMPANHE AQUI EM DIRETO.

Tal como já era esperado, o Banco Central Europeu deixou a taxa de juro inalterada, sinalizando que pode até baixá-la. E afastou as dúvidas: o programa de compras de dívida vai manter-se, anunciando que prolongar-se além de março. As atenções viram-se agora para a conferência de imprensa.

O BCE diz que a compra de dívida irá durar até que a inflação se aproxime do objetivo de 2%. O mercado aguarda agora pela conferência de imprensa após a reunião dos governadores dos bancos centrais da moeda única desta quinta-feira, ocasião em que Mario Draghi deverá esclarecer como irá cumprir com as compras e dívida além de março.

Antes da conferência, Draghi desfez já a especulação de que começará a travar as compras de ativos no arranque do próximo ano. O programa continuará, tal como previa a maioria dos analistas.

A maioria dos economistas sondados pela Bloomberg antecipavam que a instituição liderada por Mario Draghi prolongasse o seu programa de compra de obrigações, de 1,7 biliões de euros, em dezembro, e não começasse a travar as compras de ativos antes do segundo trimestre de 2017.

Já o FT diz que Portugal poderá entrar no discurso. Aponta para a possibilidade de Draghi clarificar a elegibilidade ou não dos títulos nacional caso o rating seja cortado pela DBRS. A agência canadiano revê a sua avaliação da dívida soberana lusa na próxima sexta-feira.

Pode acompanhar aqui a conferência em direto

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE não mexe juros. Compras de dívida vão além de março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião