Agricultura paga 525,1 milhões em apoios

Trata-se do maior adiantamento de sempre pago através do IFAP, garante o ministério. Novas regras dos adiantamentos dos apoios explicam o desempenho.

O Ministério da Agricultura já pagou 525,1 milhões de euros em apoios aos agricultores. Num comunicado às redações o ministério de Luís Capoulas Santos revelou que, até 31 de outubro, foram apoiados 258.192 agricultores.

“Trata-se do maior adiantamento de sempre pago através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), resultante do aumento de 50% para 70% do valor do pagamento dos adiantamentos, e também da antecipação desses pagamentos de novembro e dezembro para outubro“, explica o ministério. Medidas que surgem na sequência de uma proposta que Capoulas Santos fez no Conselho Europeu de Agricultura, em junho, e que recebeu luz verde de Bruxelas

Na mesma nota é discriminado que nos pagamentos de 70% do valor da ajuda, estão incluídos 173,8 milhões de euros no âmbito do Regime de Pagamento Base; 38,8 milhões de euros em prémios por cada vaca em aleitamento e ainda 8,6 milhões de euros de apoios por vaca leiteira. Já os produtores de ovinos e caprinos receberam 20,9 milhões de euros em prémios e os produtores de vinho receberam 22,9 milhões ao abrigo do novo regime da Vinha. Para os agricultores açorianos foram 31,2 milhões de euros de apoios à produção animal.

agricultura-01

Já nos apoios no âmbito do Feader, Fundo Europeu Agrícola de desenvolvimento rural, o ministério de Capoulas Santos destaca os 17,9 milhões de euros pagos para a agricultura biológica, a 2.669 agricultores e os 2,4 milhões de euros para apoiar a conservação dos solos.

agricultura-02

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agricultura paga 525,1 milhões em apoios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião