Vêm aí mil milhões para as startups europeias

A maioria do dinheiro virá de investidores privados. Os fundos europeus vão assegurar 400 milhões de euros.

A Comissão Europeia vai lançar um fundo de investimento de mil milhões de euros para financiar startups. O anúncio foi feito, esta manhã, pelo comissário Carlos Moedas, numa conferência de imprensa durante o Web Summit.

“Na Europa, temos um problema. Toda a gente é capaz de criar as suas empresas, mas, quando as empresas crescem, a maioria é comprada por entidades de outras partes do mundo. A nossa ideia é criar fundos que permitam não só criar empresas na Europa, como mantê-las na Europa”, começou por dizer Carlos Moedas.

O fundo começará com uma base de mil milhões de euros e poderá ascender a 1,6 mil milhões de euros. Deste montante, 400 milhões de euros serão assegurados por dinheiros públicos e o restante virá de privados. No total, os fundos públicos só poderão representar até um máximo de 25% do montante investido em cada empresa.

A partir de hoje, e até janeiro, a Comissão Europeia vai selecionar as empresas elegíveis, que irão, por sua vez, procurar potenciais investidores privados. Dependendo do montante que o privado esteja disponível para investir, a Comissão Europeia entrará com o restante.

A ideia é, assim, que os fundos sejam atribuídos ao longo de 2017.

“Este é um processo crucial para a inovação”, sublinhou ainda Carlos Moedas. “O ecossistema precisa de dinheiro para crescer”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vêm aí mil milhões para as startups europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião