Direto Nuno Amado: “É melhor perguntar à Sonangol”

Depois da assembleia ter adiado a entrada da Fosun no BCP, o presidente executivo Nuno Amado vai anunciar os resultados relativos ao terceiro trimestre.

O BCP deu esta quarta-feira mais um passo para incluir o grupo chinês Fosun no seu capital. Os acionistas já aprovaram o alargamento do Conselho de Administração do banco dos 20 para os 25 membros. Ainda assim, ainda dependente do aval do Banco Central Europeu (BCE), a entrada do conglomerado chinês na instituição liderada por Nuno Amado ficou adiada por mais duas semanas. A assembleia não chegou a votar o ponto 2 em cima da mesa, referente ao aumento do limite de votos dos 20% para os 30%. Os acionistas voltam a encontrar-se no dia 21 deste mês para finalizar a votação.

É neste cenário que Nuno Amado, presidente executivo, vai apresentar as contas relativas ao terceiro trimestre do ano. O primeiro semestre fechou com um prejuízo de 197,3 milhões de euros para o BCP.

A Fosun pretende comprar 16,7% do BCP. Mas admite aumentar a sua participação até 30%. Antes, terão de estar asseguradas as setes condições que o conglomerado chinês impôs no âmbito da sua proposta para entrar no capital do banco português. Algumas das condições já foram cumpridas. Em Portugal, a Fosun já é dona da Luz Saúde e da seguradora Fidelidade.

O nosso live blog encontra-se abaixo, com atualizações ao minuto.

(Nota: As atualizações do live blog não estão disponíveis na app do ECO)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nuno Amado: “É melhor perguntar à Sonangol”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião