Costa: “Acredito que vai ser feita a capitalização da Caixa com esta administração”

O primeiro-ministro afirmou hoje que "ninguém está acima da lei" sobre caso da recusa de António Domingues em entregar a declaração de património ao Tribunal Constitucional.

Não há plano B e o plano de capitalização da Caixa Geral de Depósitos será realizado pela administração liderada por António Domingues. O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que o Governo não está negociar com nenhum nome para substituir Domingues na liderança da instituição. “Não há plano B, nem há razões para polémica”, disse o governante.

Acredito que a capitalização vai ser feita com esta administração“, declarou este sábado António Costa, depois de confrontado pelos jornalistas sobre o futuro de António Domingues e da sua equipa à frente da Caixa. “[A capitalização] será uma coisa que nunca será suficientemente valorizada porque durante muitos anos nunca ninguém pensou que pudesse vir a ser feita”, acrescentou.

Perante a resistência de António Domingues em apresentar a declaração de património, aumentam as dúvidas sobre se se manterá no cargo, de tal forma que estarão já a ser sondados outros nomes para liderar a Caixa Geral de Depósitos (CGD). Paulo Macedo e Carlos Tavares estão na calha, avançaram esta sexta-feira vários órgãos de comunicação social.

“Ninguém está acima da lei”

António Costa aproveitou ainda para se demarcar deste caso, afirmando que cabe ao Tribunal Constitucional assegurar o cumprimento da lei. “Não sou porta-voz nem advogado dos administradores da Caixa. Nem me substituo ao Tribunal Constitucional na definição de quais são as obrigações de cada um”, referiu o primeiro-ministro, sublinhando que a sua missão é assegurar “uma Caixa forte”.

“Ao Governo compete, enquanto representante do acionista Estado, dizer o que quer para a Caixa. Depois cada um de nós tem o dever de cumprir as suas obrigações. Ninguém está acima da lei”, insistiu o primeiro-ministro.

(notícia em atualizada às 12h08 com mais declarações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa: “Acredito que vai ser feita a capitalização da Caixa com esta administração”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião