Marcelo: crescimento do PIB é “muitíssimo mais” do que esperado

  • Lusa
  • 15 Novembro 2016

O Presidente da República diz não estar surpreendido com o crescimento do PIB no 3º trimestre. No entanto, Marcelo afirma que Portugal está "a crescer muitíssimo mais do que se pensava".

“Respeitando as opiniões mais diversas, diria que o facto mais importante do dia é estarmos a crescer muitíssimo mais do que se pensava, e que não pode deixar de ter bons resultados em termos de execução orçamental”, sublinhou o Presidente da República.

Além disso, o Presidente da República desvalorizou o parecer do Conselho de Finanças Públicas (CFP), divulgado esta terça-feira, sobre a proposta orçamental para 2017, preferindo destacar os dados do Instituto Nacional de Estatística segundo os quais o país está a crescer.

“O pôr-se o acento tónico naquilo que, eventualmente, é mais discutível ou mais duvidoso e não naquilo que é mais positivo é uma maneira muito portuguesa de olhar a realidade”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa, quando confrontado pela imprensa com a análise do CFP sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2017.

Na análise à proposta do Orçamento do Estado para 2017, o CFP considera que a proposta orçamental “permanece aquém do necessário” quanto à restrição dos recursos no médio prazo e quanto à definição de prioridades na despesa pública, reiterando que “o crescimento não pode resultar apenas de estímulos à procura interna”.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia de entrega dos Prémios Pfizer de Investigação 2016, a que presidiu, preferiu destacar o crescimento da economia portuguesa de 1,6 por cento no terceiro trimestre de 2016, face a igual período de 2015, de acordo com a estimativa hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística, acima das previsões dos analistas.

O Chefe de Estado lembrou que “se está a discutir com a União Europeia números visando o reconhecimento do esforço” que Portugal está a fazer para manter as contas em ordem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo: crescimento do PIB é “muitíssimo mais” do que esperado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião