Portugal lidera crescimento na Europa

  • Lusa e ECO
  • 15 Novembro 2016

O crescimento em cadeia de 0,8% de Portugal não é ultrapassado por nenhum país da União Europeia.

A União Europeia cresceu 0,4%, mas a Zona Euro não ficou muito atrás: 0,3% no terceiro trimestre de 2016. Portugal arrasou com a “concorrência” ao apresentar um crescimento quase três vezes superior ao dos países do euro. Cresceu 0,8%.

Numa Europa em que as taxas de crescimento em cadeia — ou seja, de trimestre em trimestre — se mantêm abaixo de 1% para todos os países, Portugal, a par com a Bulgária, foi o país que mais cresceu comparativamente com o trimestre anterior. É o que revelam os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat, o órgão de estatística da União Europeia, que também mostram que a Alemanha e a França se ficaram pelos 0,2%.

Crescimento em cadeia na União Europeia

Dados em percentagem do PIB. Fonte: Eurostat. Irlanda, Malta, Dinamarca, Croácia, Luxemburgo, Eslovénia e Suécia ainda não forneceram os dados do terceiro trimestre.

Estes valores, de acordo com o Eurostat, para os 21 Estados-membros relativamente aos quais há dados disponíveis, colocam Portugal com o maior crescimento do PIB no terceiro trimestre do ano face ao trimestre anterior, juntamente com a Bulgária (0,8%), enquanto o crescimento da economia portuguesa em termos homólogos esteve precisamente em linha com a média da Zona Euro (1,6%).

Face ao mesmo trimestre de 2015, os maiores crescimentos foram registados na Roménia (4,6%), Bulgária (3,5%), Espanha e Eslováquia (ambas com 3,2%), enquanto a Grécia, o único país cuja economia havia contraído no segundo trimestre do ano, registou no terceiro trimestre um crescimento de 1,5% face ao mesmo período do ano passado.

O Eurostat acrescenta ainda os dados da economia dos Estados Unidos — relativamente ao trimestre anterior, a economia norte-americana registou um crescimento de 0,7%, e de 1,5% em termos homólogos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal lidera crescimento na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião