Banco do Japão surpreende com plano de compra sem limites

  • Marta Santos Silva
  • 17 Novembro 2016

O banco central japonês reagiu à subida das taxas de juro com o anúncio de que vai comprar obrigações soberanas ilimitadas a preço fixo. Uma boa surpresa para os investidores.

O Banco do Japão (BoJ) surpreendeu os investidores esta quinta-feira ao anunciar que vai comprar uma quantidade ilimitada de obrigações soberanas a preço fixo. É uma reação à subida súbita das taxas de juro por todo o mundo após a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos.

A decisão espantou os investidores e consultores atentos à bolsa japonesa, para quem a decisão de fazer esta compra ilimitada a preço fixo não era previsível. “Pensei que ainda havia muita margem de manobra” antes de o BoJ intervir, disse ao Wall Street Journal o consultor Masahiro Ichikawa, da Sumitomo Mitsui Asset Management.

Após o anúncio do BoJ, os juros da dívida soberana japonesa a dois e cinco anos desceram, e os juros a 10 anos também desceram para 0,010%. O governador do banco central japonês, Haruhiko Kuroda, explicou no parlamento que a pressão dos mercados estrangeiros não deveria poder ditar o rumo dos juros das obrigações japonesas. “As taxas de juro podem ter subido nos EUA, mas isso não significa que temos automaticamente de permitir que as japonesas acompanhem a subida”, acrescentou, citado no Wall Street Journal.

À Bloomberg, a analista Keiko Onogi, da Daiwa Securities, explicou que “o objetivo é enviar um aviso aos mercados acerca de uma subida significativa nas taxas”, afirmou. Mas “há dúvidas acerca do que motivou o Banco do Japão a fazer isto agora, quando o mercado já tinha estabilizado após a subida que teve lugar até ontem”.

Os juros mundiais tinham estado a subir desde a eleição, há uma semana, do empresário Donald Trump para a Casa Branca, cuja imprevisibilidade em termos de políticas e intenção de implementar estratégias protecionistas criou um ambiente de incerteza, levando a uma venda generalizada de títulos.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco do Japão surpreende com plano de compra sem limites

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião