Maços de tabaco podem perder a marca

  • ECO
  • 17 Novembro 2016

Os especialistas defendem nova medida anti-tabaco: embalagens sem marca e sem publicidade, como já tinha recomendado em maio a Organização Mundial de Saúde.

Os fumadores portugueses podem voltar a deparar-se com mais alterações nos maços de tabaco. Os especialistas em prevenção do tabagismo defendem que as embalagens devem ficar sem as marcas que os identificam.

Esta quinta-feira é dia do não fumador e mais uma medida pode vir a ser implementada pelo Governo para combater o tabagismo. Depois da implementação de fotografias de choque nos maços de tabaco e numa altura em que a Assembleia da República avalia a proposta de restrição da droga leve em escolas e hospitais, os fumadores podem ter de se acostumar a mais uma alteração: o plain packing, maços de tabaco sem marca. Uma medida que já tinha sido aconselhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em maio.

“O plain packing recomendado pela OMS tem um efeito bem maior [do que as imagens de choque] porque elimina quase totalmente a publicidade nas embalagens”, afirma Hilson da Cunha Filho, da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo ao Público.

Ainda que pareça uma medida nova, países como a Austrália, França e Inglaterra já a adotaram. Por cá, a medida ainda é só uma ideia mas que deverá merecer a ponderação do Governo, dado que “o nosso país tem “ficado muito atrás nas políticas de controlo do tabagismo, vamos apenas cumprindo o que é obrigatório”, acrescenta a mesma fonte.

Por ano, o imposto sobre os produtos de tabaco rendem aos cofres portugueses cerca de 1,5 mil milhões de euros e, em nove anos, a redução do número de fumadores foi de apenas 1%.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maços de tabaco podem perder a marca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião