Sporting aumenta capital, mas assegura controle da SAD

São 18 milhões de euros a mais para o capital da SAD do Sporting. Apesar do aumento de capital, o clube continua a ter a maior fatia do capital social e, por isso, a controlar a sociedade.

No mesmo dia em que Cristiano Ronaldo voltou a Alvalade, o Sporting fez um aumento de capital de 18 milhões de euros com a entrada de novos investidores. Esta operação não compromete o domínio da maioria do capital da SAD gestora. A participação passa de 64% para os 50,4% correspondendo a 42,8 milhões de euros de 85 milhões de euros da totalidade do capital social da Sporting SAD.

“A entrada dos novos investidores de 18 milhões de euros será feita por aumento de capital. Assim haverá uma redução das participações percentuais dos atuais acionistas que, mantendo o mesmo valor absoluto de um capital social maior, veem as suas participações percentuais reduzirem-se“, pode ler-se no comunicado de imprensa enviado pelo Sporting.

Além do aumento de capital, o Sporting anunciou a conversão dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) em ações. “Após a conversão final das VMOCs [Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis em ações], e considerando as restantes operações já aprovadas e contempladas na reestruturação financeira acordada com os bancos, o Sporting deterá 50,1% [da SAD], que corresponde a 137,8 milhões de euros de 275 milhões de euros“, explica o clube português.

Já a participação de 20 milhões de euros do empresário angolano Álvaro Sobrinho, através da Holdimo, sofre também uma baixa percentual dos 29,9% para os 23,5%. Sobrinho é o dono da Newshold, acionista do grupo Cofina.

O clube assegura que tem “um acordo com os novos investidores que lhe permite encontrar um parceiro com vista a potenciar o negócio e a projeção da Sporting SAD, e que substitua os novos investidores numa situação que seja vantajosa para o Grupo Sporting”.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting aumenta capital, mas assegura controle da SAD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião