Economistas do ISEG: cumprir meta do PIB é mais provável

  • Margarida Peixoto
  • 24 Novembro 2016

Os economistas do ISEG defendem que a meta de 1,2% para o crescimento do PIB é cada vez mais provável. Os indicadores do quarto trimestre são "favoráveis", frisam.

A probabilidade de o Governo cumprir a meta (revista) do PIB para 2016 é cada vez maior. A conclusão é do grupo de análise económica do ISEG – Lisbon School of Economics & Management e consta da síntese de conjuntura de novembro, divulgada esta quinta-feira.

“O maior crescimento do PIB no 3º trimestre torna mais provável um crescimento de 1,2% ou 1,3% para a totalidade do ano de 2016”, lê-se no relatório. Os economistas notam que “a evolução dos indicadores de clima e de confiança em outubro não foi desfavorável”, embora reconheçam que há ainda pouca informação quantitativa que permita antecipar com maiores certezas o resultado do quarto trimestre.

"O maior crescimento do PIB no 3º trimestre torna mais provável um crescimento de 1,2% ou 1,3% para a totalidade do ano de 2016.”

ISEG

Síntese de conjuntura, novembro 2016

A meta do Governo para o crescimento em 2016 foi revista dos iniciais 1,8% (fixados no Orçamento do Estado para este ano) para os atuais 1,2%, que constam na proposta de Orçamento para 2017. Com o crescimento registado no terceiro trimestre — de 0,8% em cadeia e 1,6% face ao mesmo período de 2015 — tornou-se mais plausível atingir a meta revista. Os dados do Instituto Nacional de Estatística que permitirão analisar o comportamento da economia no terceiro trimestre deverão ser revelados já no dia 30 de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economistas do ISEG: cumprir meta do PIB é mais provável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião