5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Marta Santos Silva
  • 25 Novembro 2016

Wall Street reabre após o dia de Ação de Graças, mas só por metade do dia. Entretanto, o Japão dá a conhecer a sua inflação e o Reino Unido mostra como está a evoluir o PIB.

É Black Friday — o que vai encerrar os mercados norte-americanos mais cedo — mas há muito a que estar atento. Nos Estados Unidos, os dados pormenorizados das exportações devem deixar perceber se o aumento deste trimestre foi só uma exceção. Já na Europa, os valores atualizados do PIB do Reino Unido devem dar novas pistas para a forma como a economia britânica está a funcionar após o referendo do Brexit.

Na Ásia, mais propriamente no Japão, o banco central desvenda se está mais perto de atingir a sua meta de inflação à custa do programa de compra de ativos semelhante ao que tem em vigor o Banco Central Europeu, permitindo manter os juros da dívida soberana em níveis baixos. Por Portugal, termina o período de subscrição das obrigações para o retalho que dão um juro de 2% aos pequenos investidores.

Acaba o prazo para comprar OTRV

Acaba esta sexta-feira o período de subscrição das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) emitidas pelo Estado. O secretário de Estado adjunto do Tesouro e das Finanças, Mourinho Félix, disse esta semana que esta terceira emissão, que foi aumentada dos 500 milhões de euros iniciais para 1500 milhões, após grande adesão dos investidores, já estaria novamente esgotada, com a procura a exceder “largamente” a oferta. Mas ainda pode subscrever.

Para que lado se inclina a balança comercial dos EUA?

Os dados detalhados do inventário das vendas grossistas nos Estados Unidos em outubro — que pormenorizam as exportações e importações do país — vão permitir perceber melhor o aumento súbito das exportações norte-americanas no terceiro trimestre de 2016. Os economistas consultados pela Bloomberg acreditam que o salto teve a sua origem num volume excecional de exportação de soja, que não se repetirá. Os números vão permitir tirar as teimas.

Previsões cortadas para 2017, como está o PIB britânico?

O Reino Unido divulga hoje o seu Produto Interno Bruto do terceiro trimestre de 2016, assim como uma série de outros indicadores, como o índice de preços da habitação, o do investimento total em negócios e o do comércio a retalho. São números que vão permitir tirar o pulso à economia britânica após o “sim” no referendo para a saída da União Europeia, na mesma semana em que o ministro das Finanças Philip Hammond reviu em baixa as previsões para 2017.

Inflação no Japão está no bom caminho?

O banco central japonês está a tentar atingir o seu alvo de 2% de inflação em 2018. Com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor, o Banco do Japão (BoJ) deixa perceber se está no bom caminho para chegar a essa meta, ou se será preciso fazer mais ajustes no seu programa de compra de ativos.

É Black Friday — o que significa para os mercados?

Desde logo, Wall Street fecha mais cedo — às 13h00, ou 18h00 em Lisboa (em vez das 21h00). Mas se para os bancos de investimento é sinal de menos negócios nos mercados, para os retalhistas, trata-se do dia mais movimentado do ano. O dia que abre a época de compras natalícias nos Estados Unidos — e cada vez mais no resto mundo — vem numa altura em que algumas lojas de roupa, como a Abercrombie & Fitch e a Gap, cortaram as suas previsões para o quarto trimestre, devido à concorrência vinda das lojas online e de gigantes mais low-cost como a Zara e a H&M.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião