Bloco do “não” pede demissão imediata de Renzi

Liga Norte, Forza Italia e Fratelli d'Italia, a principal coligação pró-não, reclamam afastamento de Renzi.

Ainda não tinha passado uma hora da divulgação das primeiras projeções que davam a vitória ao “não” no referendo italiano quando a Liga Norte, Forza Italia e Fratelli d’Italia pediram a demissão imediata de Matteo Renzi.

O bloco do “não” quer que o primeiro ministro italiano se demita. Renzi deverá falar cerca das 23:30, hora de Lisboa, adiando em cerca de meia hora as suas declarações. O primeiro ministro ameaçou demitir-se caso o “não” vença as votações, por considerar que não tem condições de governar.

O primeiro a pedir a demissão do primeiro ministro de Itália foi Matteo Salvini, líder da Liga Norte, que reclamou eleições antecipadas e uma nova lei eleitoral, caso se confirmem os resultados das projeções.

“Renzi deve demitir-se. Num país normal, os eleitores devem votar em eleições de seguida, sem meios governos”, sublinhou.

Beppe Grillo, líder do Movimento Cinco Estrelas que poderá vir a tornar-se uma das grandes forças políticas em Itália, pediu também eleições “o mais rapidamente possível”. “Precisamos de cinco dias de trabalho. Desafio todos a que comecemos a trabalhar amanhã para termos uma nova lei eleitoral dentro de uma semana”, escreveu Grillo no blog, sublinhando a importância de não “prolongar a situação indefinidamente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco do “não” pede demissão imediata de Renzi

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião