O referendo italiano na imprensa internacional

  • ECO
  • 4 Dezembro 2016

Afluência às urnas rondava os 20% às 12h locais.

O referendo na Itália é assunto de destaque em vários jornais neste domingo. Os italianos dizem hoje se aprovam ou não uma reforma constitucional mas o resultado do referendo tem outras implicações políticas, já que se transformou num voto de confiança ao Governo de Matteo Renzi.

As assembleias de voto abriram por volta das 7h locais e encerram às 23h (menos uma hora em Lisboa).

Por volta do meio-dia (hora local), a afluência rondava os 20%, notam vários jornais italianos, como o La Repubblica. Quase 47 milhões de eleitores são chamados a votar, diz o Corriere della Sera, e há ainda quase quatro milhões de italianos no exterior com direito a voto.

Mas não são só meios de comunicação social italianos que estão interessados no tema. O The Wall Street Journal (acesso parcialmente pago) aponta para o referendo que opõe o primeiro-ministro de centro-esquerda a movimentos populistas, desafios que também se colocam no resto da Europa.

O francês Le Monde explica o que está em causa no referendo, indicando que Renzi quer alterar a Constituição para acabar com a instabilidade política e acelerar o processo legislativo. Já o El Mundo afirma que o referendo de Itália decide o futuro de Renzi. “Primeiro foi o Brexit. Depois, a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais americanas. E hoje pode ser a vez de Itália”, diz o jornal.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O referendo italiano na imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião