Novo Banco: Proposta dos chineses “é financeiramente mais forte”

Luís Marques Mendes diz que os bancos portugueses vão ficar fora da corrida ao Novo Banco. Os chineses têm a melhor proposta.

O Novo Banco deverá conhecer o seu novo dono até ao final do ano. Mas, diz Marques Mendes, o comprador não deverá ser nacional. Tanto BCP como BPI deverão ficar de fora, sendo a proposta dos chineses a mais forte.

“Em princípio, tudo aponta para que até ao final do ano vai ser tomada a decisão de vender, não vender, e a quem. Ao que sei, estão a decorrer negociações com os vários candidatos”, disse Marques Mendes no comentário semanal na SIC.

Entre esses candidatos estão bancos portugueses, mas não deverão ser bem-sucedidos. “BPI e BCP estão, na prática, fora da corrida. As suas propostas não vão contar para a decisão final“, disse, notando que as ofertas dos fundos “não serão propostas muitos competitivas para vencer”.

A proposta dos chineses, que é uma proposta diferente das outras, parece ser a proposta financeiramente mais forte“, disse. O China Minsheng Financial propõe comprar o Novo Banco numa operação feita parcialmente através do mercado de capitais.

“Os chineses já uma tem presença enorme na economia portuguesa, notou Marques Mendes. “Agora, se a proposta é financeiramente mais forte, se mantiver assim, o que tem que ser analisado pelas autoridades competentes é a qualidade do acionista. A qualidade é importante”, rematou.

 

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco: Proposta dos chineses “é financeiramente mais forte”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião