Brexit: Negociações devem estar fechadas até outubro de 2018

  • ECO
  • 6 Dezembro 2016

O líder da equipa da Comissão Europeia que negoceia o ‘Brexit’, Michel Barnier, estabeleceu hoje o mês de outubro de 2018 como o prazo limite para fechar o acordo do divórcio do Reino Unido.

“Um acordo com Londres deve estar concluído até outubro de 2018”, anunciou hoje Barnier, em conferência de imprensa.

O ex-comissário de Durão Barroso – que assumiu a liderança das negociações do ‘Brexit’ pelo lado de Bruxelas há dois meses – salientou também que o Governo britânico deverá ter apenas 18 meses para negociar, em vez do prazo de dois anos que tinha sido inicialmente indicado, após a invocação do artigo 50º do Tratado de Lisboa, que permite que um Estado-membro abandone a União Europeia.

O tempo será escasso. É claro que o período de negociações efetivas será mais curto do que dois anos”, salientou o ex-comissário francês.

Se, como se espera, Londres invocar o artigo 50º em março de 2017, o acordo deverá estar fechado em outubro do ano seguinte de modo a ser votado no Parlamento Europeu antes das eleições europeias de merco de 2019, esclareceu o negociador.

Na conferência de imprensa, Barnier reiterou ainda o aviso já várias vezes feito por responsáveis europeus de que as discussões para o pós-‘Brexit’ não são ditadas pela vontade britânica, sendo que há regras para cumprir.

“Cabe aos britânicos dizerem que tipo de relações querem e aos 27 definirem as suas futuras relações com o Reino Unido”, salientou.

Michel Barnier anunciou ainda ter já visitado 18 das capitais europeias, devendo fazer o pleno até fim de janeiro, e salientou a união dos 27 face à notificação de divórcio que se aproxima.

O ‘Brexit’ saiu vitorioso do referendo, com 51,9% dos votos, realizado a 23 de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Negociações devem estar fechadas até outubro de 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião