BCP soma 10% em dois dias à boleia da banca italiana

As ações do banco liderado por Nuno Amado seguem as subidas do setor a nível global, com a banca italiana em destaque.

O BCP soma e segue. As ações do banco liderado por Nuno Amado registam fortes ganhos pelo segundo dia consecutivo, um desempenho que lhe permite acumular um avanço de 10% em apenas dois dias. O BCP acompanha o sentimento positivo que atinge o setor a nível global, europeu, e mais em concreto em Itália.

As ações do BCP avançam 4,29%, para os 1,241 euros euros, prolongando os ganhos de quase 6% registados na sessão anterior, o que resulta num avanço de 10,3% em apenas dois dias. Um desempenho que fez aumentar em 90 milhões de euros o valor de mercado do banco. As ações do BCP recuperam de perdas recentes, mas estão também a seguir a retoma que atinge o setor em termos internacionais.

Ações do BCP na última semana

Fonte: Bloomberg
Fonte: Bloomberg

O índice da Bloomberg para a banca negoceia no patamar mais elevado em mais de um ano, com o setor financeiro a depositar confiança de que o Banco Central Europeu se comprometa com uma extensão do programa de compra de ativos, para lá de março do próximo ano, na reunião desta semana.

A recuperação do banco português também acompanha a forte subida registada pela banca italiana que está a contagiar toda a Europa. O setor da banca é um dos que mais sobe na sessão de hoje dentro do Euro Stoxx 600 – 1,74% – suportando o avanço de quase 1% do índice que agrega as 600 maiores capitalizações europeias. Uma subida que está a ser apoiada pela subida do setor financeiro italiano, no dia em que a imprensa avança que o Governo prepara-se para pedir um empréstimo de 15 mil milhões de euros para apoiar a banca e ajudar a resolver o problema do malparado. Notícia que entretanto foi desmentida pelo Executivo italiano, mas que não travou a toada de ganhos na banca italiana.

Os títulos do Monte dei Paschi, banco que tem estado no olho do furacão da crise da banca italiana, avançam 7,41%, para os 20,30 euros, enquanto o Unicredit se destaca entre as maiores subidas do índice europeu da banca. As suas ações ganham 5,02%, para os 2,386 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP soma 10% em dois dias à boleia da banca italiana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião