Chocolates, roupa e livros: os presentes mais oferecidos no Natal

  • Lusa
  • 12 Dezembro 2016

As famílias portuguesas contam gastar, em média, 360 euros na época natalícia. Os portugueses estão menos pessimistas do que os restantes europeus.

Está aberta a época das compras de Natal e os portugueses já decidiram o que vão oferecer. Chocolates, roupa e calçado e livros serão os presentes mais oferecidos este Natal, segundo um estudo da Deloitte divulgado esta segunda-feira, que aponta que os portugueses estão menos pessimistas do que os restantes europeus quanto ao poder de compra, pela primeira vez desde 2009.

De acordo com o Estudo de Natal 2016, os centros comerciais continuam a reunir a preferência dos consumidores portugueses para realizarem as suas compras entre os dias 1 e 24 de dezembro, optando por hipermercados e supermercados apenas para compra de alimentos e brinquedos, enquanto nos outros países europeus onde o estudo foi realizado os formatos preferidos são as cadeias de retalho especializado e as lojas de rua.

Em Portugal, o gasto esperado para as épocas festivas é de cerca de 360 euros por agregado familiar, um ligeiro aumento pelo terceiro ano consecutivo, “depois de um período de queda iniciado em 2008, ano em que o consumo esperado foi de aproximadamente 640 euros por agregado familiar”, sinaliza a consultora.

No entanto, desde 2014, o consumo declarado em Portugal é superior ao consumo esperado, indiciando que as expectativas dos portugueses poderão estar a ser “demasiado conservadoras”.

Os portugueses identificam a diminuição do rendimento disponível e a conjuntura económica como os principais motivos para limitarem o seu consumo durante a época festiva. Em média, 12% dos inquiridos em Portugal e 10% em toda a Europa afirma não pretender comprar presentes este ano.

O estudo da Deloitte avalia também a perceção dos consumidores relativamente ao estado atual da economia. As expectativas de evolução da economia para 2017 são negativas na generalidade dos países europeus, mas em Portugal, e pela primeira vez desde 2009, os portugueses revelam-se menos pessimistas do que os europeus relativamente à evolução do seu poder de compra.

Dois terços da população portuguesa considera que o Orçamento do Estado para 2017 influenciará o seu comportamento de compra no Natal e Ano Novo.

O estudo de Natal da Deloitte foi realizado em nove países europeus, entre 12 e 24 de outubro de 2016, e incluiu 6.580 consumidores (760 consumidores em cada um dos países), com idades entre os 18 e os 75 anos. As conclusões do estudo baseiam-se em informação recolhida online através de um questionário estruturado para uma amostra controlada de indivíduos, realizado pela Deloitte.

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