Portugueses fizeram mais compras com multibanco no arranque do Natal

À entrada para o mês de dezembro, os portugueses levantaram menos dinheiro do multibanco mas realizaram mais compras com recurso ao dinheiro electrónico.

Na semana que nos conduziu a dezembro, mês marcado por um maior consumo por causa da quadra festiva do Natal, os portugueses fizeram mais compras e gastaram mais dinheiro através da rede de terminais de pagamento multibanco, de acordo com os dados apresentados esta terça-feira pela SIBS.

No total, entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, foram efetuadas, nos terminais de pagamento automático da rede Multibanco, 19,6 milhões de compras no valor de 746 milhões de euros. O valor médio dos pagamentos em lojas foi de 38 euros — menos 0,7% face ao mesmo período de 2015.

Contrastando com o maior recurso ao dinheiro eletrónico na última semana, os portugueses levantaram menos dinheiro físico das caixas automáticas. Segundo a SIBS, que gere a rede de caixas Multibanco, foram realizados 8,4 milhões de levantamentos no valor de 585 milhões de euros, menos 4,3% face ao montante levantado no mesmo período do ano passado. Em média, os portugueses levantaram 68 euros por cada levantamento, mais 2% face a 2015.

Estes dados foram divulgados pela SIBS, que opera a rede multibanco em Portugal, no âmbito da publicação regular Dados Estatísticos do Natal de 2016, que permite acompanhar o ritmo de consumo das famílias portuguesas durante o mês de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses fizeram mais compras com multibanco no arranque do Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião