5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Pela manhã, vários países da Zona Euro vão apresentar os dados mais recentes da inflação. Por cá, é dia de estar atento à banca. Há assembleia geral do BPI e do Montepio, mas o foco é na CGD.

Hoje é dia de estar atento à banca nacional, com as assembleias gerais do BPI e do Montepio Geral e mais uma sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD). Saem também novos dados da inflação e da concessão de crédito em Portugal, além do relatório mensal da Agência Internacional da Energia sobre o mercado do petróleo.

Dia cheio para a banca

Vai ser um dia recheado de notícias de banca. De um lado, duas assembleias gerais, do BPI e do Montepio geral. Os acionistas do BPI vão reunir-se para discutir a venda do controlo do Banco de Fomento Angola à Unitel. A assembleia devia ter acontecido a 23 de novembro, mas foi adiada a pedido dos espanhóis do CaixaBank. Agora, vai realizar-se às 14h30, na Casa da Música.

Já os acionistas da Caixa Económica Montepio Geral vão reunir-se em assembleia geral extraordinária para discutir a transformação do banco mutualista em sociedade anónima. A administração do banco já garantiu que esta alteração não abre a porta a novos acionistas.

Do outro lado, está a Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da CGD e à Gestão do Banco, que continua hoje com a audição de Manuela Ferreira Leite, antiga ministra de Estado e das Finanças. A audição decorre na Assembleia da República, às 15h00.

Como evoluem os preços?

Hoje é dia de apresentar dados da inflação. Portugal, Espanha, Alemanha e Reino Unido são alguns dos países que vão divulgar os dados mais recentes relativos à evolução dos preços do consumidor, numa altura em que a inflação é uma das maiores preocupações do Banco Central Europeu (BCE). O regulador quer atingir uma inflação próxima dos 2%. Em novembro, segundo a estimativa rápida do Eurostat, a inflação da Zona Euro fixou-se nos 0,6%.

E o crédito?

Também esta terça-feira, o Banco de Portugal divulga as mais recentes Estatísticas de Instituições Financeiras Monetárias, relativas a outubro de 2016. Os dados vão permitir conhecer a evolução da concessão de crédito em Portugal, depois de, em setembro, se terem registados máximos de 2013 na concessão de crédito ao consumo.

Petróleo em discussão

O dia ficará também marcado pelo relatório mensal da Agência Internacional de Energia (AIE), relativo ao mercado do petróleo. Isto numa altura em que a matéria-prima regista valorizações significativas, depois de a Rússia e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) terem fechado um acordo histórico para um corte na produção. Ainda neste campo, o secretário-geral da OPEP vai reunir-se, em Washington, com o CEO da petrolífera norte-americana Hess Corporation e com a diretora do Energy Security Program para discutir as previsões de médio e longo prazo para a produção de petróleo.

Acionistas da Monsanto votam proposta da Bayer

Do outro lado do Atlântico, e no dia em que arranca a reunião da Reserva Federal norte-americana, os acionistas da Monsanto vão votar, em assembleia extraordinária, a proposta feita pela Bayer. A farmacêutica criadora da Aspirina ofereceu 128 dólares por ação da Monsanto, o que resulta numa operação avaliada em 66 mil milhões de dólares, naquele que é o maior negócio do ano. O conselho de administração da Monsanto aconselha os investidores a aceitarem esta proposta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião