Lisboa avança com candidatura da calçada portuguesa a Património da Humanidade

A Câmara quer ainda que a escultura Monumento ao Calceteiro, que foi retirada por ter sido vandalizada, volte a ser colocada, desta vez nos Restauradores.

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, esta quinta-feira, a proposta dos vereadores António Prôa (PSD), Manuel Salgado (PS) e Catarina Vaz Pinto (PS) para que seja iniciado o processo de candidatura da calçada portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

"[Esta candidatura] é uma oportunidade para valorizar, inovar e aperfeiçoar a sua aplicação e manutenção da calçada artística.”

António Prôa

Vereador da CML

“A candidatura da calçada portuguesa a Património da Humanidade pretende não apenas a salvaguarda e promoção de uma criação artística que identifica a cidade de Lisboa e o país, como é uma oportunidade para valorizar, inovar e aperfeiçoar a sua aplicação e manutenção da calçada artística, aplicando novas técnicas e atraindo artistas para a sua criação”, diz António Prôa, citado em comunicado enviado às redações.

O social-democrata refere ainda que a proposta conjunta com dois vereadores do PS “é a afirmação de que esta candidatura deve ser encarada como um desafio e um compromisso para além das questões partidárias“.

Os vereadores querem, ainda, que a escultura Monumento ao Calceteiro, de Sérgio Stichini, volte a ser colocada, desta vez na Praça dos Restauradores. O monumento, originalmente colocado em 2006 na Rua da Vitória, foi retirado por ter sido alvo de vandalismo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa avança com candidatura da calçada portuguesa a Património da Humanidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião