Camião atropela multidão em Berlim. Há pelo menos nove mortos

  • Juliana Nogueira Santos
  • 19 Dezembro 2016

O incidente aconteceu num mercado de Natal na capital alemã. Ainda não se sabe a origem deste. Angela Merkel disse estar "de luto".

Berlim atentado
O camião que chocou contra um mercado de Natal, perto da igreja Kaiser Wilhelm em Berlim. De acordo com a polícia, várias pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. As autoridades suspeitam tratar-se de um atentado.Clemens Bilan/EPA 19 dezembro, 2016

A chanceler alemã Angela Merkel disse estar “de luto” na sequência do ataque de um camião a um mercado de Natal na cidade alemã de Berlim.

Um camião chocou contra uma multidão que se encontrava num mercado de Natal na zona central de comércio de Berlim — Avenida Kurfürstendamm –, ferindo pelo menos 50 pessoas e provocando pelo menos um morto, avança a Reuters. De acordo com a CNN, haverá pelo menos nove mortos decorrentes do ataque. A polícia terá entretanto detido o suspeito de ser o condutor do camião.

O camião pertencia a uma empresa polaca. A polícia de Berlim acredita que se possa tratar de um “atentado terrorista” e está a pedir à população de Berlim que não saia à rua porque precisa de acesso livre ao local.

Em declarações à CNN, uma testemunha afirmou que não há hipóteses de se tratar de um acidente, referindo que o veículo não abrandou aquando do embate com a multidão. O camião circularia a uma velocidade superior a 60 km/h.

A hipótese de atentado terrorista ainda não foi descartada, sobretudo pela distância do local face às estradas principais.

(Atualizado às 20:13. Em atualização)

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Camião atropela multidão em Berlim. Há pelo menos nove mortos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião