Dow Jones cada vez mais perto dos 20 mil

  • Rita Atalaia
  • 20 Dezembro 2016

O dia foi positivo para os mercados acionistas norte-americanos, que têm resistido aos eventos na Alemanha e na Turquia. O Dow Jones tocou novo recorde e está cada vez mais perto da marca dos 20 mil.

As bolsas norte-americanas não têm cedido aos receios provocados pelos ataques terroristas na Alemanha e na Turquia. Os principais índices acionistas subiram, levando o Dow Jones a registar um novo recorde e a aproximar-se da fasquia dos 20 mil pontos.

Enquanto o S&P 500 ganhou 0,36%, o Dow Jones voltou a registar novos recordes. O índice fechou a subir 0,45% para 19.973,18 pontos, cada vez mais perto da marca dos 20 mil pontos. Já o tecnológico Nasdaq subiu 0,49% para 5.483,94 pontos.

Os mercados têm demonstrado estar cada vez mais imunes a ataques terroristas este ano. Depois dos ataques na Alemanha e na Turquia, os investidores viraram a sua atenção para ativos considerados seguros, como as obrigações soberanas dos EUA ou o iene. Mas esta tendência inverteu-se rapidamente e o apetite pelo risco voltou ao mercado.

“A resposta do mercado a cada novo ataque terrorista é cada vez menos pronunciada”, diz Mike van Dulken, responsável pelo research da Accendo Markets, citado pela Bloomberg. O movimento das ações europeias confirma esta tendência.

Na Europa, o dia também foi de ganhos: o Stoxx 600 terminou a sessão a ganhar 0,46% para os 361,24 pontos. A bolsa de Milão foi a que mais subiu (1,21%) e a espanhola e a alemã valorizaram 0,88% e 0,35%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dow Jones cada vez mais perto dos 20 mil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião